Nos últimos dias, têm circulado, por e-mails e outros meios digitais, mensagens falsas utilizando o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Justamente por isso, a agência emitiu um alerta para afirmar que se trata de um golpe.
As mensagens falsas notificam os destinatários sobre multas por suposto acesso à plataforma “X” via VPN.
Anatel
“Estão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens eletrônicas falsas que utilizam o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e notificam sobre multa por acesso via VPN à plataforma ‘X’, diz a Anatel, em comunicado.
A agência orienta, ainda, que ao receber a mensagem fraudulenta, não se abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem. A circulação desses e-mails ocorre em meio a um período de suspensão da plataforma X.
Golpe
Essa modalidade de golpe é conhecida como phishing. Nela, os criminosos enviam e-mails ou mensagens falsas que parecem ser de uma fonte confiável, como a Anatel, e solicitam que o destinatário clique em links, abra arquivos anexados ou forneça informações pessoais.
STF
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o uso da plataforma “X” no país até que a empresa cumpra todas as ordens judiciais, pague as multas impostas e indique um representante legal no país.
Ficou estabelecida, ainda, multa de R$ 50 mil para quem utilizar recursos tecnológicos, como VPNs, para acessar a plataforma. VPN é uma tecnologia que cria uma conexão criptografada entre o usuário e a internet. O tráfego de dados do usuário, então, é roteado por um servidor intermediário, que pode estar localizado em outro país.
SAIBA MAIS:
Saiba quais são os 10 golpes mais comuns contra idosos
Deixe um comentário