O grupo empresarial Cox Media Group foi acusado de desenvolver software capaz de escutar, identificar áudios de celular e outros aparelhos eletrônicos e, assim, personalizar anúncios enviados para os usuários. Grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Google e Meta, seriam parceiras da Cox Media Group.
A denúncia foi feita por um site norte-americano especializado em tecnologia, 404 Media, que teve acesso a uma apresentação da Cox Media Group para potenciais novos clientes. De acordo com o site, o software chama-se Active listening (escuta ativa). O software captura dados de microfones que podem estar em celulares, smart TVs, notebooks e dispositivos inteligentes como a Alexa e similares.
Como funciona o software
Na apresentação vazada, o grupo não informa pro qual dispositivo é feita a captura de voz. Segundo o grupo, “os consumidores deixam um rastro de dados com base em suas conversas e comportamento online”. Na apresentação, publicada pelo 404 Media, há um passo a passo para uso do software.
Em um dos slides, o CMG afirma a inteligência artificial utiliza mais de 470 fontes para coletar e analisar o comportamento dos usuários para identificar o público que está “pronto para comprar”.
“Pegamos esses dados e os alinhamos com seus produtos e serviços para construir uma lista de público em um raio definido de 10 milhas (cerca de 16 quilômetros). Nossa tecnologia analisa mais de 1,9 trilhão de comportamentos diariamente e coleta dados de comportamento do cliente em centenas de sites populares”, diz o texto da apresentação.
Amazon, Google e Meta (responsável por aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp) são citadas pelo CMG como clientes, mas a apresentação não afirma que se essas empresas usam o software ou mantêm parceria com o grupo em outras frentes.
O Cox Media Group atua em TVs e rádios nos Estados Unidos, além dessa operação responsável pela utilização do programa Escuta ativa, “a melhor tecnologia da categoria com dados e análises para gerar resultados de negócios reais para nossos clientes”, diz o site oficial da companhia.
Big techs dizem ter encerrado parceria
Entre as três grande empresas de tecnologia citadas pelo CMG, Google e Meta responderam aos questionamentos do 404 Media, confirmando a parceria, mas com ressalvas.
O Google afirmou ter removido o CMG do seu programa de parceiros. Comunicado da Meta diz que mantinha com o CMG uma “parceria geral”, mas que não usa software para dirigir publicidade. A Amazon disse que não tem nenhuma parceria, nem planos futuros para vir a ter.
SAIBA MAIS:
Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos
Deixe um comentário