A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que capitais pelo país podem ter máximas próximas a 40 °C nesta quarta-feira (11). De acordo com os meteorologistas, Cuiabá deve ser a capital mais quente do país, com os termômetros marcando 41 °C.
Segundo o Inmet, São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, oeste do Mato Grosso, Rondônia e sul do Amazonas devem ter temperaturas 5 °C acima da média por um período maior do que cinco dias.
Nesta quarta, ao menos 12 capitais devem ter temperaturas acima dos 35 °C:
- Belém: máxima de 36 °C.
- Boa Vista: máxima de 37 °C.
- Campo Grande: máxima de 39 °C.
- Cuiabá: máxima de 41 °C.
- Goiânia: máxima de 36 °C.
- Manaus: máxima de 38 °C.
- Palmas: máxima de 37 °C.
- Porto Alegre: máxima de 36 °C.
- Porto Velho: máxima de 38 °C.
- Rio Branco: máxima de 36 °C.
- Rio de Janeiro: máxima de 37 °C.
- Teresina: máxima de 38 °C.
Previsão do tempo: Umidade do ar
A previsão também aponta que a umidade relativa do ar deve seguir baixa em quase todos os estados brasileiros. Somente Sergipe, Alagoas, Amapá e Roraima não tem nenhuma região do estado com expectativa de baixa umidade.
Frente fria
Até o fim de semana, uma nova frente fria deve se deslocar pelo país. Conforme a Climatempo, o sistema deve trazer um pouco de chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mas não deve ser capaz de quebrar o bloqueio atmosférico que causa a onda de calor.
Os estados que mais devem sentir a queda nas temperaturas são Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás, os termômetros devem registrar redução nas máximas no final de semana.
No Sudeste, o sistema deve amenizar o calor extremo, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Não há, no entanto, previsão para que a chuva volte a ficar regular no país a curto prazo. As chuvas devem se concentrar em pontos isolados da costa leste do Nordeste, no sul do Nordeste, partes do litoral do Sudeste e extremo Norte.
SAIBA MAIS:
Deixe um comentário