Segundo o analista de redes e colunista do ICL Notícias Pedro Barciela, tanto o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), quanto o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) tiveram sério prejuízo de imagem nas redes sociais por causa da falta de luz na cidade, que chega hoje ao quinto dia.
As principais publicações sobre o tema, diz Pedro, partem de atores ligados à esquerda e de portais de imprensa. Essa mobilização ocorre também em decorrência dos atores mais citados juntos à ENEL: Ricardo Nunes (26%) e o governador Tarcísio de Freitas (8%). “Outros termos como “árvores”, “energia”, “população”, “lucro”, “absurdo” e até mesmo “Sabesp” entram em pauta, com um pico de menções ao termo privatização e um forte crítica – também de setores da imprensa – ao que é considerado ‘jogo de empurra’ entre município, estado e ENEL”, diz Barciela.
“Esse cenário permite, então, a promoção do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), autor da principal publicação sobre o tema no Instagram e de três das cinco principais publicações no X (Twitter) nas últimas 24h”, explica o analista. “Entre as 40 principais publicações sobre o tema, apenas três não partem do antibolsonarismo. Em comum, defendem privatizações e criticam os rumos do debate após o episódio”.
Barciela avalia que este é um dos episódios mais negativos nas redes tanto para o prefeito quanto para o governador desde o início de seus mandatos.
“Para o prefeito nem se fala, é uma paulada principalmente por permitir que Boulos se posicione. Para Tarcísio acredito que seja delicado justamente por trazer para o público o debate sobre privatização e, principalmente, Sabesp”, conclui Pedro Barciela.
Deixe um comentário