ICL Notícias

Por Chico Alves

A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) protocolou ontem na Câmara Projeto de Lei que veda “a comunicação, de publicidade e de marketing da loteria de apostas de quota fixa”, as chamadas bets. “Como estimulam o vício, os anúncios de bets devem receber o mesmo tratamento que a propaganda de cigarros e bebidas”, justificou Gleisi ao ICL Notícias.

Segundo o texto do PL, as empresas divulgadoras de publicidade ou de propaganda, incluídos provedores de internet, “deverão cessar a prática e proceder com a exclusão das divulgações e das campanhas” e sites com esse tipo de propaganda deverão ser bloqueados.

Na justificativa, a deputada, que é presidente nacional do PT, argumenta que “os brasileiros estão expostos ao bombardeio diário de mídia e publicidade de apostas, principalmente esportivas” e, somente em 2023, gastaram mais de R$ 50 bilhões de reais em apostas online. “Se contarmos os 12 meses entre julho de 2023 e julho de 2024, esse valor salta para mais de R$ 68 bilhões. Os valores perdidos nessas apostas são da ordem de R$ 24 bilhões”, diz o PL.

O objetivo é alterar a Lei nº 14.790, de 29 de dezembro de 2023, para impor restrições severas às ações de comunicação, publicidade e marketing relacionadas às bets em todo o território nacional. Segundo defende Gleisi, a ideia é “proteger os consumidores, especialmente aqueles mais vulneráveis, dos potenciais riscos associados ao aumento da exposição às apostas e jogos de azar”.

O projeto cita estudos que apontam a publicidade de jogos de azar como causadora da normalização dessas atividades, especialmente entre os jovens, aumentando o risco de desenvolvimento de problemas.

A deputada pretende fortalecer a proteção ao usuário de jogos de azar, principalmente daqueles mais vulneráveis, diante do crescimento do mercado de bets no Brasil.

“Ao limitar a publicidade e as práticas comerciais associadas a essas atividades, o projeto de lei contribui para a construção de um ambiente mais seguro e responsável, onde o entretenimento não se sobrepõe ao bem-estar social. A implementação dessas medidas é crucial para mitigar os riscos associados ao jogo compulsivo e para promover um consumo consciente, alinhado com os princípios de responsabilidade social que devem nortear todas as práticas comerciais no país”, defende o PL.

Apostas esportivas

ICL em campanha contra propaganda de bets

Personalidades destacadas de vários setores aderiram à campanha lançada por Eduardo Moreira no ICL Notícias com o objetivo de combater as propagandas de casas de apostas online realizadas por influenciadores digitais e outros famosos.

A campanha pede que as pessoas utilizem a hashtag #ApostasMatam em comentários de vídeos ou propagandas de bets feitas por influencers nas redes sociais. Além disso, os influenciadores são chamados a gravarem um vídeo se comprometendo a não fazer publicidade para empresas de apostas.

“Ter aceitado divulgar casa de aposta foi o maior erro da minha vida. Um erro que me comprometo a nunca mais repetir e lutar para corrigir”, escreveu Felipe Neto, uma das personalidades que aderiram à campanha do ICL.

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