Na semana passada escrevi sobre as dificuldades que temos em dizer não, e o que isto pode nos custar.
Uma das minhas leitoras me questionou do porquê eu ter escrito que um dos motivos de dizermos sim, querendo dizer não, é irresponsabilidade por nós mesmos.
Explico:
Quando, por motivos diversos, concordamos com algo, que na verdade discordamos, acontece um conflito interno. Isto gera culpa, estresse e muita frustração. E por que isto pode ser chamado de irresponsabilidade? Porque o estresse é motivo de 80% das doenças, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e nós escolhemos, por variadas razões, gerar este estresse.
Mas, como podemos evitar este conflito interno? Além do conhecimento sobre si mesmo, que é imprescindível, deve seguir um autoquestionamento em relação ao peso do seu sim.
Darei um exemplo simples:
João não gosta do seu chefe. Cada vez que recebe uma demanda, tem vontade de não fazer, porque o acha arrogante. Inevitavelmente cumpre o que foi determinado, mas existe um conflito interno por não poder se manifestar contra a ordem que foi dada e ter que se submeter a ela. Ele estressa sempre que isto acontece.
Vou mostrar dois raciocínios diferentes, enquanto João divaga nos seus questionamentos.
1. Eu adoro meu trabalho, gosto dos meus companheiros da empresa. No geral é um ambiente saudável. Ganho um salário que considero justo e tenho possibilidades de crescer profissionalmente. Será que vale a pena eu me irritar e estressar tanto quando recebo uma demanda do meu chefe arrogante? Não vale a pena, porque a arrogância dele se tornou pequena perante tudo que tenho de bom e positivo para compensar.
Não existe mais conflito interno — não tem mais estresse
2. Apesar de tudo que gosto na empresa que trabalho, sou sempre humilhado pelo meu chefe, que não tem o menor respeito nem por mim, nem por ninguém. Sua arrogância não tem limites. Será que vale a pena me irritar e me estressar? Sim! Vale a pena porque nada pior do que aceitar um tratamento deste, quando faço o meu melhor no meu trabalho. Vou pedir demissão.
Não existe mais conflito interno — não tem mais estresse
Nas duas situações ele se responsabilizou por ele mesmo e não colocou nas mãos de ninguém os resultados de sua vida.
Questione-se, e perceba o peso de cada situação que pode estar gerando conflitos e prejudicando sua saúde mental e física.
Responsabilize-se por si mesmo.
Grande abraço,
Deixe um comentário