No próximo domingo (22), exatamente às 9h44, começa a primavera no país, que vai até 21 de dezembro, quando inicia o verão. De acordo com os meteorologistas do Climatempo, a estação deve aumentar a umidade do ar em praticamente todo o país, com exceção do Nordeste.
A expectativa é que a mudança no clima ajude a reduzir o número de queimadas no Brasil, que hoje é recorde e alarmante. A Amazônia, muito afetada pelos incêndios, deve receber chuvas acima da média para a estação, sobretudo a partir da segunda quinzena de outubro.
Primavera
Os meteorologistas apontam que, durante a primavera, serão comuns pancadas de chuva à tarde e à noite. Haverá, também, passagem de frentes frias de origem polar no Sul e no Sudeste, derrubando as temperaturas por alguns períodos.
No Nordeste, o tempo deve ficar seco e quente, com retomada de chuva na costa norte no fim da estação, na segunda metade de dezembro.
La Niña
Há expectativa de que o fenômeno La Niña comece a se formar durante a primavera no hemisfério sul, causando o resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico. O fenômeno também deve causar maior espaçamento entre eventos climáticos severos no Sul durante a estação.
Os meteorologistas apontam que pode haver uma redução nos volumes de chuva no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina na segunda metade da primavera. Os dois estados têm previsão de volume de chuva um pouco abaixo do esperado para a estação.
Ondas de calor
O Climatempo aponta, ainda, que haverá maior propensão a ondas de calor no oeste da região Sul do Brasil durante a primavera, assim como no Pará, Tocantins, norte de Goiás e no Nordeste.
SAIBA MAIS:
Deixe um comentário