ICL Notícias
Meio Ambiente

Semana começa com temporais no RS e seca no Brasil central

Centro-Oeste e Sudeste seguem com calor e baixa umidade do ar; frente fria entra pelo Sul e provoca chuvas fortes
23/09/2024 | 09h07

A semana começa com uma grande massa de ar seco e quente ainda atuando sobre o Brasil Central. Isso provoca índices de umidade relativa do ar muito baixos na maior parte do país — devem ficar entre os 20% e 12%, de acordo com o site Climatempo. No Sul, a chegada de uma frente fria vem com temporais e ventania no centro-sul do RS e na Campanha gaúcha. Pode chover forte em Rio Grande, Bagé e Uruguaiana no Rio Grande do Sul.

No Centro-Oeste, o calor pode atingir temperaturas de até  40 °C em Mato Grosso. Também no Centro-Oeste e Norte do país, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 12%, o que é considerado um índice de emergência.

Chuvas fortes com trovoadas e raios devem ocorrer em boa parte do Rio Grande do Sul

Temporais na região Sul

A frente fria vai continuar influenciando as condições de tempo no estado do Rio Grande do Sul neste começo de semana. Segunda-feira com risco de temporais, tempo fechado e temperaturas mais amenas no oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul. Estão previstas chuvas fortes e volumosas na região da Campanha, e nas cidades de Bagé, Pelotas e Rio Grande.

Na capital Porto Alegre, pancadas de chuva com raios e trovoadas deve ocorrer durante toda a segunda-feira. Centro-leste e Noroeste do estado ficam em atenção para inundações.

Em Santa Catarina e no Paraná, a segunda-feira será de sol com algumas nuvens. O tempo volta a ficar mais seco no norte do Paraná, com umidade abaixo dos 30% em Maringá e Londrina.

Seca no Centro-Oeste e Sudeste

As temperaturas voltam a ficar elevadas em toda a região. O potencial de queimadas continua alto em Minas Gerais e aumenta no interior de São Paulo. Os índices de umidade relativa do ar podem ficar abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

O ar continua seco e quente em todo o Centro-Oeste. Em Cuiabá, Campo Grande e no Distrito Federal o tempo fica firme e, à tarde, a umidade cai para níveis críticos. A visibilidade pode voltar a ficar prejudicada devido à presença de fumaça na atmosfera. Há previsão de chuva apenas na divisa de Mato Grosso com Rondônia, devido à umidade que vem da região Norte do país.

Chuva no Nordeste e Norte

Os ventos que sopram do oceano em direção ao continente continuam formando as nuvens de chuva sobre a costa leste do Nordeste, com previsão de chuva rápida e passageira desde Aracaju (Sergipe) a Natal (Rio Grande do Norte). Em São Luis (Maranhão) e Fortaleza (Ceará), venta durante todo o dia. No interior da região, tempo fica seco e firme, com alerta para baixa umidade do ar.

As pancadas irregulares que devem cair sobre a região não serão suficientes para amenizar os incêndios florestais. As temperaturas sobem rapidamente na segunda-feira (23). Há condições para ocorrência de pancadas de chuva mais forte no Acre, em Rondônia e no Amazonas.

 

SAIBA MAIS:

Incêndios na Amazônia e no Pantanal disparam emissões de carbono do Brasil

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail