ICL Notícias

Maior salário (R$ 22.921,70) no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, o cargo de auditor-fiscal do trabalho teve 309.645 pessoas cadastradas para participar das provas, porém pouco mais de metade (166.350) de fato compareceu.

Entre outras atribuições, esses profissionais são responsáveis por fiscalizar se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, com 40 horas semanais de jornada de trabalho. O Ministério do Trabalho ainda não divulgou em quais unidades da pasta os aprovados no concurso irão trabalhar.

A carreira aceita candidatos com diploma de Ensino Superior em qualquer área de conhecimento. A carreira, no entanto, não é a mais concorrida do “Enem dos Concursos”. Além do maior salário, ela também possui o maior número de vagas disponíveis (900), o que significa que cada posto está sendo disputado por aproximadamente 185 candidatos.

Auditor-fiscal do trabalho é responsável por fiscalizar se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas. (Foto: AFT/ Divulgação)

Já o cargo mais concorrido do CNU, de engenharia civil no IBGE, tem 14.191 candidatos para uma única vaga. A concorrência divulgada pelo Ministério da Gestão ainda não considera os participantes que foram eliminados por descumprirem alguma regra do edital, como não preencher corretamente o cartão de respostas.

Entre os cargos menos concorridos, está o de Tecnologista em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas do Ministério da Agricultura e Pecuária, no bloco 3. Foram 14 candidatos por vaga.

É possível conferir a relação final de candidatos presentes por vaga no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

CNU

O certame oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, centraliza em uma única prova os concursos autorizados para contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. O certame oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

O próximo passo do CNU é a divulgação das notas, no dia 8 de outubro, quando os candidatos também serão convocados para o envio de títulos, no caso dos cargos que exigem essa etapa. Os participantes, então, terão até o dia 9 de outubro para entrar com eventuais pedidos de revisão da nota da parte escrita do exame.

A lista final de aprovados no concurso está prevista para ser divulgada em 21 de novembro, e as convocações para posse devem começar em janeiro de 2025.

Cadastro reserva

O concurso terá, também, formação de um banco de candidatos aprovados em lista de espera para futuras convocações. Cada um dos oito blocos terá um cadastro reserva com o dobro do número de vagas imediatas do respectivo bloco, o que resultará em 13.280 pessoas no banco de candidatos aprovados.

  • Bloco 1: 1.454 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 2: 1.194 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 3: 1.060 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 4: 1.942 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 5: 2.032 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 6: 718 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 7: 3.496 candidatos em cadastro reserva.
  • Bloco 8: 1.384 candidatos em cadastro reserva.
  • Total: 13.280 pessoas em cadastro reserva.

 

SAIBA MAIS:

CNU: nem todas as redações e questões discursivas serão corrigidas; entenda

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail