ICL Notícias

ABI afirma que tentativa de intimidação da Fatal Model ao ICL é ‘criminosa’

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da entidade cobra apuração do caso
27/09/2024 | 07h15

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) classificou como “criminosa” a tentativa de intimidação aos profissionais do ICL pela Fatal Models na manhã de quinta-feira (26). Em nota, a ABI se solidariza ao ICL e pede investigação das autoridades.

“A presença de um caminhão com a logomarca da Fatal Model, que se intitula ‘a maior plataforma de anúncios digitais para acompanhantes no Brasil’, defronte à sede da editora/site de notícias, na manhã desta quinta-feira (26/09) tem que ser encarada como uma tentativa de intimidação aos profissionais que ali trabalham. Do caminhão, como fotos provam, saíram pessoas que filmaram e fotografaram a sede da editora”, afirma a nota.

Sede de Associação Brasileira de Imprensa no Rio de Janeiro (Foto: Rede social)

Para a ABI, uma das mais importantes e antigas entidades de defesa da liberdade de imprensa e do exercício do jornalismo, a tentativa de intimidação é clara. “Trata-se de intimidação, pois o ICL Notícias questionou, em 16 de setembro, a legalidade dessa plataforma de promoção de encontros sexuais anunciar livremente em estádios de futebol frequentados inclusive por menores de idade”.

ABI cobra apuração do episódio

A entidade também cobra das autoridades a investigação e apuração do episódio: “Ao mesmo instante em que se solidariza com os profissionais do ICL Notícias, a CDLIDH da ABI junta-se ao Instituto Vladimir Herzog na cobrança para que autoridades policiais e o próprio Ministério Público do Estado de São Paulo iniciem investigações para apurar as intimidações e ameaças que se sucederam às denúncias feitas no último dia 16 de setembro.”

Por fim, conclui: “Entendemos que se torna imprescindível a revisão da legislação para evitar que anúncios de plataformas do gênero motivem jovens e adolescentes a acessarem conteúdos sexuais nocivos à sua formação”.

 

SAIBA MAIS:

Instituto Vladimir Herzog repudia intimidação da Fatal Model ao ICL

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail