A primeira frente fria de outubro deve derrubar as temperaturas no Sudeste, depois dias de calor acima da média. A frente fria, que começou a avançar pela região na quarta-feira (2), deve trazer também chuvas e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em pelo menos três capitais — Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro — devem ter quedas bruscas nas temperaturas.
As temperaturas devem permanecer mais baixas por apenas dois dias. Em seguida, o tempo volta a esquentar, mas sem picos de calor significativos.
Em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a frente fria também deve trazer chuvas. Segundo o Inmet, em grande parte do Paraná, sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul devem ocorrer pancadas com até 50 milímetros de chuva por dia. Os ventos devem ser intensos, chegando a 60 km/h.
Na quarta, a chuva se concentrou na faixa central do Paraná e na região central do Rio Grande do Sul. Foram registradas chuvas moderadas a fortes durante o dia.
Frente fria com chuva e ventos
Em algumas capitais, onde se registraram recordes de calor nos últimos dias, as temperaturas caem abruptamente. Em São Paulo, a diferença deve ser de 13 graus. A máxima, que chegou a 37 °C na quarta, não deve passar dos 23 °C nesta quinta.
No Rio de Janeiro, onde se registraram temperaturas máximas próximas dos 40 °C, a quinta-feira (3) e a sexta-feira (4) serão de tempo mais ameno, com a máxima na casa dos 26 °C.
O mesmo deve acontecer em Curitiba, com queda de 12 graus: a máxima não superando os 16 °C, bem mais fresco do que os 28 °C registrado nesta quarta.
Onda de calor e baixa umidade
Na região mais central do Brasil, a previsão é que sigam com altas temperaturas e baixa umidade nos próximos dias. Em boa parte de Minas Gerais, norte de São Paulo, extremo norte do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, devem se observar termômetros marcando até 5 °C acima da média nos próximos dias.
O alerta de baixa umidade se estende de Minas Gerais até o oeste do estados do Nordeste, pegando também Goiás, leste de Mato Grosso e Tocantins.
SAIBA MAIS:
Outubro terá chuva acima da média no Sul e no Sudeste, aponta Inmet
Deixe um comentário