ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Alta de Marçal no Datafolha detona clima de acusações em campanha de Nunes

Surgiram questionamentos sobre a falta de convites para Bolsonaro gravar mensagens de apoio a Nunes
03/10/2024 | 17h06

Os dados da pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira (3) detonaram um clima de troca de acusações e cobranças nos bastidores da campanha de reeleição de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo.

Na consulta mais recente aos eleitores, Guilherme Boulos (PSOL) está com 26% das intenções de voto, Nunes surgiu numericamente empatado com Pablo Marçal (PRTB), ambos com 24%. No entanto, como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate triplo. Na última semana da campanha, Nunes oscilou três pontos percentuais para baixo, indo de 27% para 24%. Boulos variou um ponto pra cima, de 25% para 26%, e Marçal oscilou positivamente três pontos e foi de 21% para 24%.

Os dados sugerem alguma estagnação de Nunes enquanto há uma tendência de crescimento de Marçal. As críticas internas da campanha estão relacionadas ao pouco espaço dado à ala bolsonarista desde o início da campanha, em especial, do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. Surgiram questionamentos sobre a falta de convites para Bolsonaro gravar mensagens de apoio a Nunes, entre outras iniciativas.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e a “Folha de S.Paulo” e foi realizada entre 1 e 3 de outubro. Foram entrevistadas presencialmente 1.806 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-09329/2024.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail