ICL Notícias

Por André Richter — Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um balanço do primeiro turno das eleições municipais deste domingo (6).

De acordo com dados do TSE, 15 capitais terão segundo turno para a disputa para prefeito. Em 11 capitais, a disputa para o comando das prefeituras foi resolvido no primeiro turno.

Segundo turno é em 27 de outubro

O segundo turno será realizado em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores. No total, a segunda etapa da votação poderia ocorrer em 103 municípios.

“O Brasil já vai dormir sabendo, em todos os estados e municípios, os eleitos”, afirmou a ministra em coletiva de imprensa na noite de domingo (6).

TSE realizou coletiva de imprensa logo após fechamento das urnas (Foto: TSE)

Balanço do primeiro turno

Abstenção
Conforme dos dados do tribunal, a abstenção dos eleitores foi de 21,71%. Para Cármen Lúcia, o número mostra que medidas devem ser tomadas para estimular o eleitor a votar.

Apuração
O TSE também informou que o primeiro resultado da eleição ocorreu às 17h, em São Cristóvão do Sul (SC). Às 19h10, a Paraíba foi o primeiro estado a concluir a apuração. Por volta das 21h, 97% das urnas de todo o país estavam apuradas.

Compra de votos
Sobre o volume de apreensões de dinheiro vivo durante a campanha eleitoral, a presidente do TSE disse que é necessário um aprimoramento institucional para não permitir que os ilícitos prevaleçam.

Segundo a Polícia Federal, cerca de R$ 21 milhões em dinheiro foram apreendidos durante a campanha do primeiro turno. Há suspeita de compra de votos.

“É preciso que esses inquéritos terminem, o Ministério Púbico atue e nós termos a judicialização com o estudo sobre esses para casos para que se tenha um tratamento adequado”, completou.

“Isso [apreensão] é preocupante para todo mundo, mas nós não tínhamos antes desta eleição dados concretos sobre dinheiro. Então, daqui para a frente, vamos trabalhar para ter dados”, afirmou.

Ocorrências policiais

No balanço, também foram divulgados dados sobre crimes no dia das eleições municipais, domingo (6). Foram registrados 1.759 crimes eleitorais e comuns associados às eleições, segundo dados compilados em painel do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O crime mais comum é o de boca de urna, com 804 registros. As forças de segurança também apreenderam 15 armas, 30 veículos e 5.109 materiais de campanha.

A ministra afirmou que esse número de ocorrências policiais e de crimes eleitorais está dentro da normalidade.

Poucas prefeitas

Cármen Lúcia, no entanto, destacou a falta de mulheres entre os 11 nomes eleitos a prefeituras das capitais no 1º turno. “Eu fico triste em saber que em uma sociedade com pouco mais de 52% do eleitorado e da população brasileira [formado por mulheres], que sejamos tão poucas no cenário da política”, afirmou a ministra.

 

SAIBA MAIS:

Abstenção na votação cai no Brasil e na maioria das capitais

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail