ICL Notícias

A segunda semana do mês de outubro deve marcar o avanço de uma frente fria, mudando o clima em quase todo o país nesta semana. O fenômeno deve dar um alívio no calorão dos últimos dias.

Há previsão, de acordo com o Climatempo, de temporais, chuvas intensas e ventos que podem ultrapassar os 50 km/h em regiões como Mato Grosso do Sul e São Paulo. Na região central do país, a semana inicia com calor, porém a tendência é que na quarta-feira (9/10) o cenário comece a mudar.

Veja a previsão do tempo:

Região Sul

No Sul do país, a semana começa com pancadas de chuva no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, de acordo com os meteorologistas do Canal Rural. Não há previsão de chuva nas demais áreas da região, incluindo as capitais, nesta segunda (7).

Uma nova frente fria associada a um cavado trará chuvas e temporais para os três estados entre segunda e quarta-feira (9). A previsão aponta possibilidade de rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo. Os acumulados podem variar entre 100 e 150 mm.

Região Sudeste

A semana começa sem previsão de chuva no Sudeste. A partir de quarta-feira (9), no entanto, o acumulado de chuva deve variar entre 40 e 60 mm devido à chegada de uma frente fria. O fenômeno deve elevar a umidade do solo e diminuir o risco de incêndios.

Região Centro-Oeste

A semana também começa com altas temperaturas e sem previsão de chuva em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Entre quarta e sexta-feira (11), a atuação de um cavado na região trará temporais com risco de queda de granizo e ventos acima de 80 km/h.

Nos próximos cinco dias, os volumes de chuva devem variar entre 25 e 40 mm. A tendência é que as chuvas persistam até a semana seguinte, acumulando até 100 mm em 14 dias.

A tendência é que as chuvas persistam até a semana seguinte, acumulando até 100 mm em 14 dias

Nordeste

Há previsão de chuva rápida no litoral da Bahia, enquanto Salvador terá um dia de sol e tempo firme nesta segunda-feira. Nos próximos cinco dias, o acumulado de chuva ficará entre 10 e 15 mm no sul da Bahia e do Maranhão, sem previsão de acumulados significativos nas demais áreas. A umidade relativa do ar deve permanecer abaixo de 20%

Norte

No Norte do país, a semana começa com possibilidade de chuvas fortes no Acre, Rondônia, Amazonas e no sul do Pará.

 

SAIBA MAIS:

Primavera terá chuva que ameniza queimadas, mas será mais quente que o normal

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail