ICL Notícias
País

Morre aos 87 o comediante Ary Toledo, referência do humor popular no Brasil

O artista combinava música e humor em apresentações em teatros e televisão
12/10/2024 | 11h08

O comediante Ary Toledo morreu neste sábado (12), aos 87 anos. Ary Toledo enfrentava problemas de saúde nos últimos meses, tendo sido internado uma pneumonia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Natural de Martinópolis, no interior de São Paulo, Toledo nasceu em 22 de agosto de 1937. Começou sua trajetória artística como ator no Teatro de Arena quando se mudou para São Paulo, aos 22 anos.

Reconhecido como um cantor de estilo satírico, Ary Toledo fez carreira com shows em que entremeava música, anedotas e contação de histórias. Acumulou um acervo de mais de 30 mil piadas, que contava em shows, discos, programas de TV e livros.

Ary Toledo, em 1967, em programa na TV Bandeirantes, em São Paulo

Ary Toledo foi preso por piada sobre AI-5

Dono de um humor popular e inteligente, Ary Toledo chegou a ser preso na ditadura, quando também fez piada com o Ato Institucional nº 5 em uma de suas apresentações: “Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, caça com ato.” Ao terminar o espetáculo já estavam no camarim policiais do DOPS (Departamento de Ordem Público) aguardando-o para ser preso.

Torcedor do Corinthians, foi  responsável por criar e popularizar muitas frases atribuídas ao folclórico presidente do time, Vicente Mateus, conhecido por seu português atrapalhado.

Na inauguração da TV Bandeirantes, em 1967, Ary ganhou um programa exclusivo onde com um banquinho e um violão apresentava suas músicas e contava alguns casos engraçados. Ao longo da carreira, teve passagens pela TV Tupi, Record e SBT.

O humorista também escreveu diversos livros, como o “Testículos de Ary Toledo”, gravou discos e atuou em filmes nacionais, como “A compadecida” e “Esse mundo é meu”.

Em 1968, se casou com a atriz e diretora de cinema Marly Toledo (1938-2014), com quem permaneceu até sua morte em 2014. O humorista não deixou teve filhos.

 

SAIBA MAIS:

Morre o jornalista e apresentador Cid Moreira aos 97 anos

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail