ICL Notícias

Golpistas dizem que banco está sob investigação e pedem a transferência de recursos; entenda

Idosos são as principais vítimas dos criminosos
14/10/2024 | 11h28

Nos últimos meses, um novo golpe digital tem feito vítimas por todo o país. Os golpistas ligam para clientes dizendo que a agência bancária está sob investigação e pedem transferência de recursos para contas suspeitas.

A principal vítima dessa modalidade de golpes são os idosos, mais vulneráveis no mundo digital. Os criminosos convencem as pessoas, principalmente os aposentados, a transferir todo o seu dinheiro para outra conta, alegando que essa nova conta estaria “protegida”.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) classifica essa modalidade de golpe como nova, segundo informações do Fantástico, da TV Globo. A organização vai lançar uma campanha educativa para alertar a população sobre o golpe.

Golpes

Há duas semanas, a polícia de São Paulo prendeu um homem suspeito de aplicar golpes por meio de telefonemas. Os agentes apreenderam áudios que revelam uma mulher da quadrilha solicitando a ele um “script”, que serve como um manual para manipular as vítimas.

Para atendimento a idosos, o Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza o “Disque 100”

Os golpistas costumam explorar justamente o medo que a população tem de levar um golpe para praticar o crime. Eles se especializaram em dar golpes pelo celular.

Como se prevenir dos golpistas?

Para atendimento a idosos, o Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza o “Disque 100”. Há, ainda, uma cartilha do ministério que lista os 15 golpes mais comuns contra idosos, menciona a falsa central telefônica.

A orientação principal é não fazer nada sem consultar um profissional de confiança da sua agência bancária. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) orienta que as vítimas entrem com uma ação na Justiça.

 

SAIBA MAIS:

Golpes digitais atingem 24% da população brasileira

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail