O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recepcionou os 32 brasileiros repatriados da Faixa de Gaza que chegaram no fim da noite de ontem, segunda-feira (13), à Base Área de Brasília. Foi o fim de semanas de angústias das 17 crianças, nove mulheres e seis homens que viveram de perto o horror da guerra no Oriente Médio e que pediam para serem resgatados.
“Hoje é um dia de alegria para o Brasil. A chegada desse décimo avião é o coroamento de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente”, disse o presidente, em referência a diplomatas, ministros, Força Aérea e a toda uma articulação para garantir o cuidado com os brasileiros.

Lula recebe repatriados de Gaza, em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Diante dos repatriados, o presidente prometeu manter a operação enquanto ela for necessária.
“Um compromisso: o governo federal vai fazer o que for possível para trazer os familiares palestinos dos brasileiros que quiserem sair de Gaza. Se houver uma lista e possibilidade de a gente tirar uma pessoa, mesmo que seja uma só na Faixa de Gaza, a gente vai estar à disposição. Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiro e o conflito chegue ao fim”, disse.
MINISTRO VIEIRA EXPLICA COMO O TRABALHO CONTINUA
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou como será a sequência do trabalho, tanto de repatriação quanto no campo diplomático.
“Vamos continuar trabalhando com as embaixadas em Ramalah, Tel Aviv e Cairo, para localizar outros brasileiros que estejam na região e queiram voltar. Da mesma forma que vamos continuar trabalhando no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde o Brasil ocupa uma vaga até dezembro deste ano, para que se possa encontrar uma solução diplomática.”
Segundo Vieira, um dos principais objetivos é criar um corredor humanitário e pausa humanitária para a saída de feridos, reféns e também nacionais de outros estados, não só os brasileiros.
Relacionados
Presidente do INSS deixa cargo após ordem de Lula em meio a operação contra fraude
Investigação mira esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões
Lula manda demitir presidente do INSS após escândalo de fraudes em aposentadorias
Exoneração de Alessandro Stefanutto está relacionada às investigações sobre rombo bilionário que atinge núcleo do instituto
Papa Francisco pediu fim da violência em Gaza em artigo de opinião póstumo
Pontífice reiterou apoio à solução de dois Estados para o conflito na Palestina em artigo publicado na revista The Parliament