ICL Notícias

A chuva da última sexta-feira (11) que causou um apagão em parte da cidade de São Paulo e da região metropolitana continua produzindo outros fenômenos.

Em meio ao caos, moradores de condomínios estão sendo induzidos a pagar propina para funcionários da Enel com a intenção de conseguir a energia elétrica restabelecida com mais agilidade.

Quando a fiação se mistura às copas das árvores, a responsabilidade da poda é da Enel, que também faz a correção na rede. Para fazer isso, os funcionários queriam cobrar R$ 600.

Denúncias relataram moradores de prédios no bairro do Socorro, na zona sul de São Paulo, desesperados para convencer vizinhos a atender exigência de pagamento por parte do funcionário da Enel para que a luz voltasse.

Há denúncias semelhantes de condomínios em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Os casos teriam acontecido no último domingo (13), quando as famílias já estavam sem luz há quase 48h.

Print com mensagem em grupo de moradores de condomínio sobre “caixinha” para religar a energia (Foto: reprodução)

Segundo a denúncia, vários moradores toparam fazer a colaboração. Um chega a reclamar “brincadeira isso”, “pagar e depois denunciar”.

As conversas continuam. “Trocaram já, só falta o Pix para ligar.” A arrecadação dá certo e o organizador chega a dizer que “já deu” o dinheiro. Todas as transferências foram na faixa de R$ 50.

Segundo um morador do prédio, após a arrecadação, a energia foi religada.

Enel diz que apura denúncia

A Enel informou que vai apurar o caso de propina e enviou uma nota.

“A Enel Distribuição São Paulo informa que vai apurar o caso e reforça que adota rigorosos padrões éticos em todas as suas operações e no relacionamento com seus clientes e fornecedores”.

 

SAIBA MAIS:

Enel contrata 34% dos 1.200 eletricistas próprios prometidos após apagão de 2023

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail