O instituto Quest, divulgou pesquisa nesta quarta-feira (16) que mostra ampliação da vantagem do atual prefeito Fuad Noman (PSD) contra o deputado estadual Bruno Engler (PL). Fuad Noman (PSD) aparece com 46% dos votos, enquanto Bruno Engler recebe 37% da preferência do eleitorado belo-horizontino.
Entre os 1.002 entrevistados, 5% respondeu que ainda estão indecisos, enquanto brancos ou nulos somam 12%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Globo.
Os instituto colheu os dados entre domingo (13) e terça-feira (15), aplicando um questionário quantitativo, por amostragem, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. A pesquisa é registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-03563/2024.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não têm acesso à lista com os nomes dos candidatos, Noman continua na frente com 33% das intenções de voto e Engler recebe apoio de 28% dos eleitores. Nesse caso, o percentual de eleitores indecisos disparou para 33% dos entrevistados.
Quaest também calculou a convicção do voto dos eleitores belo-horizontinos. Ao todo, 76% dos entrevistados disseram que a escolha para prefeito é definitiva e não mudam. Por outro lado, 24% disseram que podem votar em outro candidato caso algo aconteça.
Quaest mostra o destino dos votos do primeiro turno
A pesquisa estimou para onde iriam os votos dos candidatos derrotados no primeiro turno. No caso do eleitor do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), terceiro colocado no pleito com quase 193 mil votos, 52% dos entrevistados disseram votar em Fuad Noman, enquanto 28% em Bruno Engler. 9% estão indecisos e 11% votam em branco ou nulo.
Entre os eleitores do vereador Gabriel Azevedo (MDB), quarto colocado com 133 mil votos, 63% disseram votar em Fuad, e outros 29% escolheram Engler. Cerca de 4% estão indecisos, enquanto apenas 4% disseram votar em branco ou anular.
SAIBA MAIS:
Fuad não comparece a debate em BH, e Engler diz que prefeito ‘não tem coragem’
Deixe um comentário