Conhecido nacionalmente pela divulgação científica que fez na época da pandemia, usando suas redes sociais e entrevistas na imprensa para combater o negacionismo, o biólogo Atila Iamarino tem recebido muitas críticas na internet nos últimos dias. O motivo são dois vídeos de publicidade feitos por Iamarino para a empresa americana de petróleo Shell. Na última gravação, postada no Instagram na tarde desta quarta-feita (16), ele diz que o petróleo fornece “energia vital” e ajuda a “impulsionar vidas”.
Até o início da manhã desta quinta-feira (17), a maioria dos comentários no perfil no Instagram era de críticas duras ao biólogo, chamando-o inclusive de negacionista, por elogiar um tipo de combustível poluente que colabora para crise climática.
Um dos principais discordantes é o empresário João Paulo Pacífico, que fez questionamento em um vídeo. “Eu admirava o Átila, um cientista que combateu o negacionismo na pandemia. Mas agora parece que o dinheiro falou mais alto”, disse Pacífico. “Isso é um negacionismo impressionante. O petróleo é um dos grandes responsáveis pela tragédia climática”.
No Instagram do biólogo, as críticas foram duras:
“Impulsionando vidas pro colapso climático global”.
“Seu discurso soa como o sangue de animais e indígenas m0rrendo sob a exploração das petrolíferas!!!!”.
“Eu tava na esperança que fosse alguma brincadeira feita por inteligência artificial”.
“Não se venda, mano. Não faça esse desserviço ao povo brasileiro. Não tô acreditando nisso.”
Atila combateu negacionismo na pandemia
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, Atila Iamarino fez transmissões ao vivo em seu canal pessoal no YouTube para informar a população sobre o vírus, seus sintomas e o andamento das pesquisas, além de comparar a situação nos demais países.
Escreveu um livro didático interdisciplinar para o Ensino Médio, “Explorando a pandemia que mudou o mundo”, a obra fora publicada pela Editora Moderna, em novembro de 2020, em coautoria com a professora e pesquisadora Sonia G. B. C. Lopes.
O biólogo participou de entrevista em diversos canais de televisão e no YouTube, teve influência significativa nas redes sociais devido à pandemia e chegou a participar de reuniões com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito do adiamento das eleições de 2020.
Para as eleições, teve participação central na campanha do TSE contra a desinformação em redes sociais. No dia 4 de dezembro de 2020, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade.
SAIBA MAIS:
Ato em São Paulo alerta para crise climática e cobra ações efetivas de autoridades
Deixe um comentário