ICL Notícias

Sudeste deve ter novos temporais no fim de semana; em SP acumulado pode chegar a 100 mm

Chuva deve começar nesta sexta e se estender por todo o fim de semana
18/10/2024 | 15h20

O Sudeste do país deve ter novos temporais a partir desta sexta-feira (18). Os acumulados podem chegar a 100 milímetros em alguns estados, com ventos intensos, de até 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em São Paulo, atingida por temporais na última semana, a chuva deve começar nesta sexta e se estender por todo o fim de semana. Há risco de raios e queda de granizo. Segundo os meteorologistas, porém, a ventania não deve ser tão intensa quanto na sexta-feira passada.

Sudeste

Os temporais na Região Sudeste se devem ao avanço de uma nova frente fria, que deve trazer chuva volumosa. Centro-oeste e norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, boa parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e sul do Mato Grosso devem ser as regiões mais afetadas.

A manutenção dessas chuvas ao longo do final de semana, segundo o Climatempo, deve ocorrer por conta de um corredor de umidade que se formou entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Alguns estados do Nordeste também devem ter chuva forte nos próximos dias.

Temporais em São Paulo

Após o temporal com vendaval recorde na última sexta-feira (11), que deixou milhares de pessoas sem luz, São Paulo deve enfrentar novos temporais neste final de semana. A previsão é de raios, chuva forte, queda de granizo e rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h.

Previsão é de raios, chuva forte, queda de granizo e rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h em São Paulo. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Nesta sexta, a Grande São Paulo, interior e litoral do estado devem ter um dia abafado, com períodos de sol. As pancadas devem acontecer na parte da tarde e à noite. De acordo com o Inmet, algumas regiões do estado podem registrar acumulados de até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.

Volta das chuvas regulares

A previsão de chuvas fortes está dentro da previsão da volta das chuvas regulares na primavera. Em outubro, a chuva deve voltar a ser mais constante na faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e o Acre.

Já em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e Sul do Pará. Em dezembro, a chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.

 

SAIBA MAIS:

Primavera terá chuva que ameniza queimadas, mas será mais quente que o normal

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail