ICL Notícias

A passagem do furacão Oscar causou seis mortes em Cuba. De acordo com o governo local, a maioria da população continuava sem luz na última segunda-feira (21), a quarta noite de apagão nacional.

Furacão

O furacão Oscar se afastou da ilha após causar graves danos materiais, enquanto o restabelecimento do serviço de energia atingia apenas 36% dos seus 10 milhões de habitantes, segundo a agência AFP.

“Infelizmente, segundo informação preliminar, houve perda de seis vidas humanas no município de San Antonio del Sur”, disse o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que acrescentou que nos municípios de San Antonio del Sur e Imías, “ainda há áreas inacessíveis”.

As Forças Armadas de Cuba trabalham nos resgates e na recuperação. O Instituto de Meteorologia do país afirmou que a tempestade “deixa o território cubano e se localiza nos mares ao norte da província de Holguín”.

O furacão causou a perda total ou parcial de residências, além de danos em telhados e paredes de casas, e a derrubada de postes e árvores.

Apagão

Em Havana, quase todos os 2 milhões de habitantes voltaram a ter energia elétrica. (Foto: AFP)

O presidente Miguel Díaz-Canel anunciou o restabelecimento de 36% do serviço de energia elétrica. Em Havana, quase todos os 2 milhões de habitantes voltaram a ter energia elétrica.

Cuba sofreu, na última sexta-feira (18), o desligamento total do seu sistema elétrico, após o colapso da central termelétrica Antonio Guiteras, a mais importante do país. O governo do país declarou “emergência energética”. Díaz-Canel reconheceu que a situação do sistema elétrico continua “complexa”.

Aqueles que tentarem “causar perturbações da ordem pública” e que participarem em atos de vandalismo “serão processados conforme o rigor contemplado pelas leis revolucionárias”, disse o presidente.

Em alguns bairros de Havana, onde muitos moradores ficaram sem água ou gás em consequência do corte de energia, houve protestos.

Na ilha, a eletricidade é gerada através de oito centrais termelétricas desgastadas e dependentes de combustível, que em alguns casos avariaram ou estão em manutenção, além de várias centrais flutuantes — que o governo aluga a empresas turcas — e grupos geradores.

*Com AFP

 

SAIBA MAIS:

Cuba sofre um apagão em todo o país e anuncia ‘emergência energética’

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail