Após diversas alterações realizadas pelo governo federal no Vale-Gás, que auxilia famílias de baixa renda na aquisição de gás de cozinha, o programa se tornou foco de criminosos para a aplicação de golpes.
O novo Vale-Gás tem como objetivo principal oferecer suporte financeiro direto para a compra de gás de cozinha a famílias em situação vulnerável. As revendedoras autorizadas, agora, serão responsáveis por distribuir os botijões diretamente aos beneficiários para maior controle e eficiência na entrega dos subsídios.
Para participar do programa, as famílias precisam estar registradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo. Além disso, as famílias não podem ter recebido benefícios específicos para compra de gás.
Há preocupações relacionadas à possibilidade de fraudes, como registros falsos no CadÚnico ou manipulação de dados para recebimento indevido dos benefícios.
Vale-Gás: como se proteger contra golpes?
- Verifique o cadastro: mantenha as informações atualizadas no CadÚnico para evitar problemas no recebimento do Vale-Gás.
- Desconfie de ofertas: não forneça dados pessoais a estranhos ou por meio de sites não oficiais. O governo não solicita dados bancários por meio telefônico.
- Acompanhe os repasses: esteja atento aos valores recebidos e reporte discrepâncias ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
- Denuncie irregularidades: utilize os canais oficiais para reportar qualquer atividade suspeita.
- Participe de reuniões informativas: participe de capacitações e eventos promovidos por ONGs e o próprio governo sobre o Vale-Gás.
SAIBA MAIS:
Pé-de-Meia: governo amplia cobertura do programa a estudantes no CadÚnico
Deixe um comentário