A Medida Provisória (MP) que isenta medicamentos importados de impostos perde a validade nesta sexta-feira (25). Após o fim do prazo, esses fármacos passarão a ser taxados com uma alíquota de 60% sobre o imposto de importação.
A medida afetava medicamentos que não são produzidos no Brasil e eram importados por pessoas físicas para uso próprio ou individual. A MP foi publicada em junho deste ano. A norma foi editada pelo governo após apelos de diversas associações de pacientes e profissionais da saúde.
Medida perde efeitos
A MP, publicada em 28 de junho, teria validade de 60 dias, sendo prorrogada por mais 60 dias. O texto precisava passar por análise em uma comissão mista antes da votação nos plenários da Câmara e do Senado, que não chegou a ser instalada. Assim, ela perde os efeitos automaticamente.
O impacto previsto é o repasse do aumento dos preços para aqueles que dependem de remédios importados.

A MP afetava fármacos que não são produzidos no Brasil e eram importados por pessoas físicas para uso próprio ou individual. (Foto: Agência Brasil)
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou um projeto que mantém as isenções fiscais previstas na medida provisória. A proposta é uma tentativa de manter a isenção da tributação.
O projeto, porém, aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e não há previsão de quando entrará na pauta.
“Essas operações são historicamente sujeitas a alíquotas zero e majoritariamente envolvem valores acima do limite de aplicação do Regime e frequentemente se destinam a cidadãos desprovidos de recursos, em que a aplicação da alíquota de 60% (sessenta por cento) poderia impedir a aquisição de medicamento fundamental à sua sobrevivência”, disse Guimarães ao G1.
SAIBA MAIS:
Medicamentos: entenda as diferenças entre genérico, referência e similar
Relacionados
Sleeping Giants: desinformação sobre tratamentos médicos continua em alta nas redes
Organização defende a responsabilização das plataformas que impulsionam conteúdos falsos sobre saúde pública
Medicamento que retarda o Alzheimer pode chegar ao Brasil ainda este ano
Empresa responsável já entrou com solicitação para aprovação da Anvisa
Estudo identifica principal fator de câncer de cólon entre jovens
Fatores de estilo de vida e dieta são alguns fatores que influenciam o risco de câncer colorretal