A incompetência do governo estadual e a falta de uma política de segurança pública digna desse nome fizeram o carioca viver mais um dia de guerra.
Na quarta-feira (23), o Brasil ficou chocado com as cenas de batalha campal que torcedores uruguaios do Peñarol protagonizaram na orla — a polícia tinha sido alertada para a possibilidade de confronto, mas nada fez. Nesta quinta-feira, o terror aconteceu na via mais movimentada da cidade, a avenida Brasil, provocado por uma operação policial contra traficantes de uma facção, o que colocou centenas de inocentes em risco.
Dessa vez, o resultado do desgoverno foi mais grave.
Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas após serem atingidas por disparos durante tiroteio na avenida Brasil, em operação da Polícia Militar no Complexo de Israel para prender criminosos que atuam no roubo de carros e cargas.
A via chegou a ficar fechada nesta manhã por cerca de duas horas na altura da Cidade Alta, na zona norte da cidade, por conta do tiroteio. A PM afirma que os agentes enfrentaram forte resistência na ação que se concentrou nas comunidades Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta.
A circulação de ônibus que cruzam a região e de trens da Supervia também foi afetada, com algumas estações sendo fechadas. O serviço de BRT também foi impactado.
Tiroteio na avenida Brasil
Com medo dos tiros, muitos motoristas e passageiros buscaram proteção nas muretas da avenida Brasil. Passageiros de ônibus que passava pela via foram atingidos e outros ficaram feridos por estilhaços.
🚨 AVENIDA BRASIL TEMPORARIAMENTE FECHADA!
Atenção, motorista! Avenida Brasil interditada na altura da Cidade Alta, sentido Centro e no sentido Zona Oeste, em função da operação Policial que acontece na região. pic.twitter.com/2n8R0TLObG
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) October 24, 2024
O passageiro Renato Oliveira, de 48 anos, viajava num coletivo da linha 493B (Ponto Chic-Central), pela avenida Brasil. A bala teria atravessado a janela e o acertou na cabeça. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Federal de Bonsucesso, porém não resistiu. Paulo Roberto de Souza, de 60 anos, também foi morto após ser atingido na cabeça. Além dos dois mortos, quatro pessoas ficaram feridas, incluindo Geneilson Eustáquio Ribeiro, que está em estado gravíssimo.
“Há relatos de que criminosos, na tentativa de fugir, saíram atirando. Por isso houve a necessidade de interrupção do fluxo da avenida Brasil e dos ramais da Supervia”, disse a porta-voz da PM, Cláudia Moraes.
Segundo a Rio Ônibus, 35 linhas de ônibus municipais tiveram que desviar as rotas por conta da operação. Na estação de trem de Cordovil, na zona norte, funcionários da SuperVia não conseguiram sair das bilheterias por causa do intenso confronto.
Esse é o estada da Avenida Brasil, em horário de pico, o trabalhador não tem um dia de paz ! pic.twitter.com/E1aHsfD4KK
— Thata Miranda (@Thamara1Miranda) October 24, 2024
Serviços de saúde e educação interrompidos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres suspenderam o funcionamento na manhã desta quinta. Já o CMS José Breves dos Santos suspendeu o início do funcionamento nesta manhã e agora avalia a possibilidade da abertura. Uma escola da rede estadual precisou ser fechada na região.
Veja as imagens:
SAIBA MAIS:
RJ bate recorde histórico com um caso de golpe a cada 3,5 minutos em 2024
Deixe um comentário