ICL Notícias

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) recebeu palavras de apoio do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que gravou um vídeo pedindo votos.

“Amigos políticos de São Paulo, povo paulista, que percorre essas ruas populosas da, talvez, maior cidade de nossa América. Lá, neste ninho de esperança e desafio, há um processo eleitoral à porta, e espero que o povo trabalhador de São Paulo se lembre de Guilherme, o apoie, e faça sua parte nesta luta eterna. Afinal de contas, as sociedade modernas continuam a ter dificuldade entre o que é meu e o que é seu, e a riqueza tende a se concentrar. Não se esqueçam, jamais, de defender seu futuro. Até sempre, desde o sul.”

“Tenho grande admiração pela trajetória do Mujica. Já estivemos juntos mais de uma vez. Ele representa solidariedade e humanidade na política”, disse Boulos em outra ocasião.

Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, às 20h, o ICL vai transmitir um bate-papo com Pepe. Para garantir o ingresso gratuitamente basta clicar aqui e participar de um momento com reflexões da figura mais inspiradora do nosso tempo sobre o futuro da humanidade.

Pepe Mujica. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Trajetória de Pepe Mujica

Pepe Mujica não foi apenas um dos presidentes do Uruguai. Ele se tornou uma referência global por seu estilo de vida simples, por suas ideias sobre justiça social e por sua postura única em relação ao poder.

Sua trajetória, desde guerrilheiro até presidente, cativou o interesse de cineastas, escritores e documentaristas ao redor do mundo, que contaram sua história em diversos filmes e livros.

José Alberto Mujica Cordano nasceu no dia 20 de maio de 1935, em Montevidéu, Uruguai. Ele viveu uma vida ligada às classes populares desde muito jovem.

Sua trajetória vai da infância pobre até se tornar presidente do Uruguai, sempre defendendo os mais pobres e as causas sociais. Mujica é um exemplo de como a política pode ser feita com honestidade, proximidade com o povo e, acima de tudo, simplicidade.

Na adolescência, ele começou a se envolver com a política. Mujica foi influenciado por grandes movimentos revolucionários que estavam acontecendo no mundo naquela época, como a Revolução Cubana e a Guerra de Libertação do Vietnã.

Esses movimentos ajudaram a moldar sua consciência política e reforçaram suas convicções de que era preciso lutar contra as injustiças sociais. Foi nessa fase que ele começou a se aproximar dos movimentos que defendiam a luta armada como uma resposta à opressão e às desigualdades.

Documentário no ICL

No próximo dia 31, o ICL apresenta a estreia mundial do documentário “Conversas com Pepe Mujica”, do diretor Fabián Restivo.

Para reservar seu ingresso gratuito, clique aqui

 

SAIBA MAIS:

‘Quando meus braços se forem, haverá milhares de braços na luta’, diz Pepe Mujica em tom de despedida

Pepe Mujica: o líder que se tornou um exemplo para a humanidade

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail