Em meio à negociação para ceder cargos no governo em troca de apoio nas votações do Congresso, o presidente Lula avisou ontem à ministra do Esporte, Ana Moser, que ela deverá ser exonerada do cargo. O posto deverá ser ocupado pelo líder do PP na Câmara, deputado André Fufuca (MA). A substituição deverá ser anunciada hoje.
A possível troca recebeu críticas de apoiadores de Lula, como o comentarista José Trajano. “Vergonha! Trocar Ana Moser pelo Fufuca, afilhado do Artur Lira, é demais! Troca pela governabilidade tem limites! O esporte está de luto!”, escreveu ele, nas redes sociais.
Outro comentarista esportivo que tradicionalmente apoia o PT e não gostou da saída de Ana Moser foi Juca Kfouri, que classificou o fato como “gol contra”.
Hortência, a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, publicou a foto da ministra e escreveu na rede social X: “Estamos com Ana Moser e apoiamos seu trabalho à frente do Ministério do Esporte.”
A ex-nadadora Joanna Maranhão desabafou nas redes sociais. “Deixa Ana Moser trabalhar. Toda semana essa pressão pela pasta, que inferno de país”, escreveu.
Além disso, o grupo Atletas pelo Brasil e a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiram nota ontem em apoio à ministra. “O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor”, diz o texto.
Os atletas consideram que se a troca ocorrer, Lula terá rompido com promessas de campanha e aniquilando a política para o esporte no País.
Relacionados
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Deputado que desejou morte de Lula vai ser investigado pela Polícia Federal
'Quero que morra', disse deputado sobre Lula