Em mais um recorde estabelecido pela atual onda de calor, a cidade do Rio de Janeiro registrou hoje, às 10h20, a sensação térmica de 59,3°C. É a maior já aferida pelo serviço meteorológico da prefeitura, o Alerta Rio, criado em 2014. No momento, os termômetros marcavam 41,4°C.
De acordo com o Alerta Rio, o recorde anterior havia sido registrado na última terça-feira (14), com 58,5°C. As duas medições extremas foram constatadas pela Estação Meteorológica de Guaratiba, na Zona Oeste. A sensação térmica é um parâmetro que leva em consideração a temperatura e a umidade do ar.
Além da sensação térmica, a cidade também tem registrado temperaturas recordes. Ontem, os termômetros chegaram a marcar 42,6°C, a maior temperatura do ano. O recorde anterior era de domingo, com 42,5°C.
Preocupada com os efeitos do El Niño sobre o clima neste verão, a Prefeitura do Rio anunciou um plano de resiliência nesta semana. Há expectativa de que o fenômeno climático cause temporais e mais temperaturas extremas nos próximos meses.
Informações da Agência Brasil
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Castro sanciona lei para ter policiais em ônibus do RJ após aumento de assaltos
Programa Ônibus Seguro permitirá atuação de agentes armados em coletivos da região metropolitana
Baía de Guanabara recebe 3 milhões de litros de chorume por dia
Movimento social cobra atuação dos órgãos ambientais
Câmara do Rio dá à luz o Dia da Cegonha Reborn
Projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD)