ICL Notícias

Grandes áreas de instabilidade vão se espalhar sobre as regiões Sul, Centro-Oeste, parte do Sudeste e do Norte do Brasil no sábado (2). Em vários estados, estão previstas fortes pancadas de chuva à tarde e à noite.

O ar úmido e quente que predomina sobre o Brasil neste fim de semana combinado à circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vai ajudar a formar essas áreas de instabilidade. No Sul do Brasil, haverá ainda a passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul, que aumenta as condições para a ocorrência de chuva na região.

A grande mudança na circulação de ventos sobre o país que ocorreu na segunda quinzena de outubro permitiu a distribuição do ar úmido pelo país facilitando a formação das nuvens de chuva em grande parte do Brasil. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), nas regiões em que haverá chuva, o tempo permanece instável no domingo (3).

Mapa elaborado pelo Inmet mostra a previsão de chuva e tempo nublado em quase todas as capitais brasileiras (Fonte: Inmet)

Veja como serão a chuva por região

Região Sul

O sábado terá muita nebulosidade e alguns períodos com sol ou apenas um mormaço na maior parte da região Sul do Brasil. Pancadas de chuva com raios devem acontecer em todos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, principalmente a partir da tarde. Nas áreas de fronteira com Uruguai, Argentina e o Paraguai, a chuva começa já na madrugada ou pela manhã.

Há risco de chuva moderada a forte em quase todo o Sul do Brasil. O interior do Paraná fica em alerta para temporais.  No leste dos estados, incluindo o litoral e as regiões metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e de Porto Alegre, há possibilidade de chuva, mas que não deve causar problemas.

No domingo, 3 de novembro, o tempo fica ainda mais instável no Sul do Brasil, mesmo com afastamento da frente fria.

 

Região Sudeste

A maior preocupação com a chuva neste sábado é no estado de São Paulo e nas áreas a oeste de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro. No oeste/noroeste de São Paulo e também no Triângulo, a chuva começa na madrugada ou pela manhã e se intensifica no decorrer da tarde. Alerta para temporais nestas regiões.

Nas outras áreas do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a Grande Belo Horizonte, o Sul de Minas e em todo o centro norte e leste mineiros também ocorrem pancadas de chuva neste sábado, mas só a partir do meio da tarde ou à noite. O sol deve aparecer forte especialmente pela manhã.

No litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro e também no centro-sul do Espírito Santo, incluindo as capitais Vitória e Rio de Janeiro, o sábado terá sol, calor e pouca chance de chuva.

O risco de chuva forte aumenta no domingo em São Paulo, no oeste e no Sul de Minas Gerais.

 

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste do Brasil é a que deve ter chuva mais frequente e volumosa neste sábado. Alerta para temporais em todo o estado de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e oeste de Goiás e em quase todas as áreas de Mato Grosso, onde as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia e em geral acompanhadas por raios.

As capitais Campo Grande, Cuiabá e Goiânia também ficam em alerta para temporais. Na região de Brasília, no leste e norte de Goiás, no norte e noroeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva devem acontecer principalmente à tarde e à noite e devem ser moderadas a fortes.

Durante o domingo, toda a região centro-oeste do Brasil vai continuar tendo pancadas de chuva frequentes em risco de chuva forte.

 

Região Norte

O Acre está com alerta para temporais. Em Rondônia, quase todo o estado do Amazonas, o sul do Pará e quase todo o Tocantins são esperadas pancadas de chuva frequentes, de intensidade de moderada a fortes, intercaladas com alguns períodos de sol.

Para a região de Manaus, leste do Amazonas, Amapá, norte do Tocantins, Belém e na maioria das áreas do Pará, o sábado terá bastante sol e calor, com possibilidade de algumas pancadas de chuva passageiras à tarde.

No Nordeste, sol e tempo seco

Região Nordeste

O sol forte e o tempo seco vão predominar na maioria das áreas da região Nordeste do Brasil. Algumas pancadas de chuva passageiras e fracas podem ocorrer no litoral entre Salvador e Natal, no sul do Maranhão e do Piauí. No oeste e sul da Bahia, também ocorrem pancadas de chuva neste sábado e que podem ser moderadas a fortes.

 

SAIBA MAIS:

Novembro terá três feriados nacionais este ano

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail