ICL Notícias
Economia

Pix por aproximação é lançado para clientes da carteira digital do Google

Cliente poderá realizar pagamentos aproximando o celular de uma máquina de cartão
05/11/2024 | 21h33

O Google lançou, na última segunda-feira (4), o pagamento com Pix por aproximação para clientes de sua carteira digital. O anúncio aconteceu em evento na sede da empresa, em São Paulo.

Com a nova ferramenta, o cliente poderá realizar pagamentos aproximando o celular de uma máquina de cartão. O Pix por aproximação, segundo a previsão do Banco Central (BC), estaria disponível em todo o país somente a partir de fevereiro de 2025.

Algumas instituições, porém, têm adiantado o lançamento.

Função está disponível para clientes de bancos que conseguem vincular suas contas à carteira digital do Google

Com o novo percurso, o pagamento do Pix por aproximação se iguala ao sistema já usado em cartões de crédito. O lojista seleciona a funcionalidade na maquininha, o comprador habilita o pagamento por reconhecimento facial ou senha e então encosta o celular, confere o valor e confirma a transação.

A função está disponível para clientes de bancos que conseguem vincular suas contas à carteira digital do Google.

Pix agendado

Na última semana, entrou em funcionamento o Pix Agendado Recorrente. A ferramenta permite que qualquer pessoa agende pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.

Profissionais autônomos, como terapeutas, diaristas, personal trainer e professores de música, podem, como pessoa física ou por meio de CNPJ, se cadastrar no agendamento recorrente.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, em outubro deste ano, anunciou a funcionalidade de Pix por aproximação para parte dos seus correntistas, como um piloto. A expectativa da instituição é que a ferramenta seja liberada para todos os clientes ainda em novembro deste ano.

Para as compras de até R$ 200, o cliente deverá:

  • Conferir o valor da compra na maquininha.
  • Abrir o aplicativo do banco.
  • Clicar em “Pix por aproximação”.
  • Realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do app.

Já para as compras acima de R$ 200, além desse mesmo passo a passo, o cliente precisará, também, digitar a senha transacional da conta.

 

SAIBA MAIS:

Novas regras do Pix: saiba como liberar o limite de um aparelho novo

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail