Segundo a CNN, Donald Trump descreveu os Estados Unidos como um “país ocupado” — falando tanto dos migrantes ilegais quanto daqueles que estão no país legalmente — ao prometer, na segunda-feira, “resgatar todas as cidades e vilas que foram invadidas e conquistadas”.
Às vésperas das eleições, em comício realizado no crítico estado da Pensilvânia, os comentários realçam a imagem sombria e distópica retratada por Trump, enquanto ele e a vice-presidente Kamala Harris apresentam os seus argumentos finais aos eleitores antes das eleições de terça-feira (5).
Trump fez pouca distinção entre os imigrantes sem documentação, que ele afirma terem invadido um complexo de apartamentos no Colorado, e milhares de migrantes haitianos que entraram legalmente nos Estados Unidos e vivem em Springfield, Ohio.
“São invasões militares sem farda. É só isso”, disse Trump, ao prometer lançar uma tentativa de deportação massiva.
Trump terminou a sua terceira campanha presidencial na segunda-feira (4) com a mesma retórica anti-imigração que usou para lançar a sua primeira candidatura à Casa Branca. Descreveu uma nação em declínio, assolada pela criminalidade dos migrantes, tal como fez no seu primeiro discurso inaugural, quando prometeu deter a “carnificina americana”.
O ex-presidente disse que tem em mira as ‘gangues de migrantes’, iria proibir as “sanctuary cities” — onde migrantes ilegais não são perseguidos — e buscar a pena de morte para qualquer migrante que matasse um cidadão norte-americano. Trump convidou a comentadora conservadora Megyn Kelly para subir ao palco do comício. Kelly enumerou várias pessoas mortas por migrantes ilegais. Sua aparição foi particularmente notável depois de Trump ter criticado Kelly pela forma como ela lhe fez perguntas difíceis enquanto mediava um debate presidencial republicano nas primárias em 2015, dando início a meses de confrontos nas redes sociais e em entrevistas subsequentes.
Trump disse também que iria rejuvenescer a indústria estadunidense ao impor tarifas elevadas sobre os produtos automotivos fabricados no México, o aço fabricado na China e mais — uma proposta que, segundo economistas, aumentaria a inflação, já que as empresas taxadas pela importação de produtos fabricados fora do país repassariam os custos adicionais para os consumidores.
“Quatro anos de Kamala não trouxeram nada além de um inferno econômico para os trabalhadores americanos”, disse Trump.
Trump criticou a longa duração da contagem dos votos
Trump criticou também a utilização das urnas eletrônicas, pedindo por uma votação em dia único e que fosse realizada apenas no papel. Foi uma longa discussão que contraria as mensagens anteriores de Trump e sua campanha, que havia incentivado as pessoas a votarem antecipadamente.
“Acredito que é algo grande demais para ser manipulado. Acho que é grande demais para uma fraude. Eles vão tentar. E eles estão tentando, sabe, mas é grande demais para ser manipulado. Este é um movimento grande. Nós fomos muito bem em 2016, ainda melhor em 2020, mas aconteceram muitas coisas ruins”, disse Trump. “Este é um grupo grande, poderoso e cruel. Não, é uma máquina brutal. Eles podem pegar todas estas ideias ruins e ganhar as eleições. Só há uma forma fazer isso. Um caminho, só há um caminho.”
E acrescentou: “Temos que vencer à moda antiga e depois consertar isso. Mas temos que consertar isso. Não podemos permitir que isso aconteça. E lembre-se, os estados são essencialmente agentes, se é que posso usar este termo, mas são agentes do governo federal. Os estados estão ‘coletando’ [os votos], por assim dizer, e eles têm que receber ordens do governo federal. E como eles vão fazer isso, quando dizem que vai demorar dias?”
A mensagem final da disputa eleitoral de 2024 do ex-presidente foi familiar, já que ele havia feito um longo discurso em Pittsburgh — o terceiro de seus quatro comícios agendados para segunda-feira, após visitas à Carolina do Norte e ao leste da Pensilvânia, com uma parada em Michigan. Em homenagem à história esportiva da cidade, Trump discursou por um longo tempo sobre a estrela dos Pittsburgh Pirates, Roberto Clemente, perto do final do seu discurso, e trouxe o filho da falecida estrela porto-riquenha ao palco para algumas palavras.
Harris também terminou a temporada com uma campanha obstinada em toda a Pensilvânia. O tempo que ambos os candidatos passaram no estado de Keystone enfatiza a importância dos seus 19 votos no colégio eleitoral — sem os quais o caminho de ambos os candidatos para os 270 necessários para ganhar a presidência seria muito mais assustador.
Ambas as campanhas se concentraram sobretudo em sete campos de batalha: o “blue wall” do Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, que Trump venceu em 2016, mas que o presidente Joe Biden recuperou em 2020, e quatro estados do Cinturão do Sol: Arizona, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte.
SAIBA MAIS:
Trump diz que ‘não deveria ter deixado’ a Casa Branca após perder eleição em 2020
Deixe um comentário