ICL Notícias
Internacional

Trump reivindica uma ‘vitória política nunca vista antes’ nos Estados Unidos

Republicano Donald Trump chegou a 276 delegados às 7h32 desta quarta-feira (6)
06/11/2024 | 06h10

Por AFP e Reuters

Donald Trump reivindicou, nesta quarta-feira (6), “uma vitória política nunca vista antes” nos Estados Unidos, em um discurso durante as eleições presidenciais que disputa contra a democrata Kamala Harris.

“Fizemos história”, proclamou ele aos seus partidários em West Palm Beach, Flórida. “Vamos ajudar o nosso país a se curar”, acrescentou o republicano pouco depois de o canal Fox News, popular entre os conservadores, declarar sua vitória. É o único veículo da imprensa americana que anunciou um resultado final até o momento.

O candidato republicano Donald Trump venceu a eleição na Pensilvânia, seu terceiro de sete estados-chave. Ás 7h32 ele chegou a 276 delegados.

Para vencer a eleição é preciso assegurar ao menos 270 votos do Colégio Eleitoral.

A vitória de Trump na Geórgia marcou o primeiro Estado a ‘mudar de lado’ com relação ao pleito anterior, em 2020.

Há quatro anos, Trump foi derrotado pelo democrata Joe Biden por 11.779 votos — a quantidade de votos se tornou um marco na eleição após Trump pedir ajuda aos responsáveis pelas eleições na Geórgia para que eles ‘encontrassem um voto a mais’ para tomar a vitória de Biden.

Apoiadora de Kamala Harris demonstra apreensão com o resultado

Republicano promete “volta por cima”

Donald Trump anunciou que adotará como slogan a seguinte máxima: “Promessas feitas serão cumpridas”.

O republicano prometeu que fará com que os Estados Unidos deem a “volta por cima”, com melhorias nos indicadores econômicos. Ele disse que reduzirá o déficit do governo e cortará impostos. Na área da saúde, sugeriu que o ex-candidato independente Robert F. Kennedy Jr. fará parte da gestão.

Trump também fez um aceno à união. Ele disse que recebeu uma votação expressiva de todos os segmentos da sociedade norte-americana, incluindo afroamericanos, hispânicos e árabes — que são eleitores que costumam votar nos democratas.

“Jovens, velhos, urbanos, rurais. Todos nos ajudaram hoje”, disse. “Eu peço a cada cidadão em todo o país que se junte a mim na minha jornada. É hora de unir nosso país. O sucesso vai nos unir.”

Fazendo uma referência às tentativas de assassinato que sofreu nos últimos meses, Trump disse que teve sua vida poupada por Deus para que pudesse ser eleito presidente.

“Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir.”

Partido de Trump conquista Senado

O Partido Republicano conquistou a maioria dos assentos no Senado dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 6, retomando o controle da Casa, que estava com os democratas desde 2020.

Donald Trump tem 90% de chances de vencer as eleições e se tornar novamente Presidente dos Estados Unidos, indica o jornal The New York Times. Segundo a projeção, Trump levaria 301 delegados, dos 270 necessários, para ser eleito no Colégio Eleitoral.

 

SAIBA MAIS:

Mais de 83 milhões de pessoas já foram votar nas eleições dos EUA

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail