O final de semana de boa parte do país deve ser marcado por tempo instável, de acordo com a previsão do Climatempo. Uma frente fria deve se formar no Sudeste ainda nesta sexta-feira (8) e canalizar umidade da Amazônia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que boa parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, leste de Minas Gerais, todos os estados do Centro-Oeste, Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins tem risco de temporais nos próximos dias.
Nessas regiões, segundo os meteorologistas, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h. As chuvas previstas para esses locais foram classificadas pelo Inmet em um aviso meteorológico “laranja”, que qualifica as chuvas como de “perigo”.
Previsão do tempo: frente fria
Os meteorologistas apontam que uma nova frente fria deve se formar nesta sexta em São Paulo e já avançar para os demais estados do Sudeste. Esse sistema deve canalizar umidade da Amazônia e, assim, levar umidade também para a região Centro-Oeste e para parte da região Norte.
Haverá, ainda, a atuação de um cavado, que deve contribuir para a organização de uma faixa de nebulosidade na região. Os cavados são áreas alongadas de baixa pressão.
A frente fria, no domingo (10), deve avançar para o sul da Bahia, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A faixa que se estende do Amazonas, passando por Tocantins, norte de Goiás, Pará e Rondônia também deve ter chuva.
No Sul do país, o tempo deve ficar mais estável, com uma leve diminuição das temperaturas. No Nordeste, a previsão é de tempo firme e seco. Há possibilidade de temporais no sul da Bahia.
Possibilidade de ciclone bomba na próxima semana
Os meteorologistas alertam para a possível formação de um ciclone bomba no Oceano Atlântico na próxima semana. A tendência é que seja um ciclone mais forte.
O fenômeno pode provocar aumento da intensidade dos ventos no Sul, além de trazer tempestades para a região. As previsões atuais indicam que os ventos podem chegar a 80 km/h. Os volumes de chuva devem ser expressivos.
Deixe um comentário