ICL Notícias
Sociedade

Enem tem questões sobre vacina da covid e microplásticos no 2º dia de prova

Professores afirmam que o exame deste ano não trouxe questões com alto grau de dificuldade
10/11/2024 | 19h50

Por Isabela Palhares

(Folhapress) — O segundo dia de provas do Enem 2024 trouxe questões que falavam sobre a vacina contra a covid, saúde do professor, a reforma do estádio do Maracanã e uma tirinha da cartunista Laerte. Neste domingo (10), foram aplicadas 45 questões da área de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Professores ouvidos pela reportagem afirmam que o exame deste ano não trouxe questões com alto grau de dificuldade, mas dizem que a prova pode ter sido cansativa em razão dos textos longos nos enunciados.

Eles também destacam, por outro lado, que a prova abordou várias situações comuns do cotidiano dos estudantes, o que pode facilitar a resolução.

“As questões de geometria falavam com a realidade dos alunos. Elas traziam situações, problemas que refletiam a realidade dos alunos e isso pode ter sido um facilitador na hora da resolução”, diz Wagner Araujo, professor e coordenador do Elite Rede de Ensino.

Ele aponta também que a prova trouxe questões financeiras que conversam com a realidade dos jovens. “A prova estava bem focada nisso, de trazer utilidade mesmo da Matemática para o ambiente de convívio dos nossos alunos, não só deles, mas como de todos nós”, diz.

Para Sérgio Ghiu, professor de matemática do Colégio e Sistema pH, o exame deste ano manteve o padrão dos anteriores. “Foi uma prova abrangente, cobrindo temas essenciais com clareza, mas sem trazer grandes surpresas, beneficiando os estudantes bem preparados em conteúdos fundamentais e intermediários”, diz.

Em Ciências da Natureza, as questões também trataram de assuntos atuais, como reciclagem de alumínio, poluição por microplásticos e agrotóxicos. “A prova de Química estava muito bem escrita e tranquila, com poucas contas.

“Destaco questões que envolviam preocupação com o meio ambiente”, diz Virgílio de Aveiro, professor de Química da Escola SEB Lafaiete.

Em Biologia, os professores afirmam que as questões abordaram muitos assuntos ligados a doenças e impactos ambientais.

“O Enem estava antenado com assuntos do cotidiano. Falou, por exemplo, como os impactos ambientais e crescimento urbano sem saneamento básico podem favorecer o aparecimento de doenças como zika e chikungunya. Tratou também de vacinação e covid, um tema que vem sendo repercutido há bastante tempo, mas retorna com uma outra roupagem”, afirmou Wiler Pereira, professor de biologia do Elite Rede de Ensino.

Os professores também avaliam que a edição deste ano conseguiu trazer de forma bem-sucedida diversas questões interdisciplinares, o que exige do aluno uma maior capacidade de reflexão e interpretação.

“É muito relevante o Enem ter essa abordagem interdisciplinaridade de questões de Química e Biologia. Sendo necessário que o aluno soubesse em qual órgão ou tipo de tecido ocorreria tal fenômeno descrito no enunciado. A prova como de costume também trouxe questões que dialogam com temais ambientais como a utilização fontes energéticas variadas como placas solares, utilização de biogás, células microbianas”, diz Isabelly Sette, professora do Elite Rede de Ensino.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail