O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi incluído na lista de 100 líderes climáticos mais influentes em 2024, elaborada pela revista estadunidense Time. O ministro é o único brasileiro da lista.
A revista definiu Haddad como a “força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de transformar” o país “em um líder global no combate às mudanças climáticas”. Além de integrantes de governos, a lista também inclui pesquisadores e inovadores escolhidos pelos editores da Time.
Haddad
A Time, na apresentação de Haddad, cita ainda que o ministro, com algumas ações, igualou o Brasil a seus vizinhos da América Latina na questão ambiental, após anos de retaliação no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O destaque dos editores da revista é o plano do ministro para criar empregos verdes e impulsionar o crescimento do país.
“Uma dessas políticas reduziria a enorme dependência do setor agrícola brasileiro em relação aos fertilizantes importados, investindo na produção nacional e mais sustentável. Outra impulsionaria o crescimento em regiões mais pobres, construindo capacidade solar e linhas de transmissão para locais com pouca eletricidade”, diz a revista.
Time
A Time destacou, na capa, o indiano Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Segundo a revista, ele “integrou as prioridades climáticas em sua missão”. Ajay preside a instituição financeira desde 2023.
Deixe um comentário