O presidente Lula (PT) manteve as agendas no Palácio do Planalto previstas para esta quinta-feira (14), após as explosões na Praça dos Três Poderes na noite de quarta (13). Lula tem agendas no local das 9h30 às 11h15, no Planalto.
O presidente fará a apresentação de cartas credenciais de embaixadores do Panamá, da Namíbia, da Etiópia e da Guiana. Às 16h, ele embarca para o Rio de Janeiro.
O expediente foi suspenso até o meio-dia desta quinta no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Câmara dos Deputados. A situação será reavaliada ao longo do dia. No Senado, o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) cancelou o expediente desta quinta.
Explosões
Francisco Wanderley, de 59 anos, morreu após explodir artefatos na frente do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A Praça dos Três Poderes foi completamente isolada após as explosões.
Francisco é chaveiro e foi candidato a vereador, em 2020, pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul, no estado de Santa Catarina. Ele esteve no STF em agosto. As câmeras de segurança do STF flagraram o momento em que as bombas explodem.
As explosões ocorreram por volta das 19h30. Primeiro, foram detonados explosivos em um carro estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo ao STF. O carro está no nome de Francisco Wanderley. Em seguida, houve a explosão de artefatos em frente à sede do Supremo.
A Polícia Federal foi acionada e investiga o caso. A entrada da PF no caso, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), foi comunicada pelo ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias. A Polícia Militar do Distrito Federal também está atuando no caso.
Nesta quinta-feira (14), a PMDF fez uma varredura no local das explosões. Os agentes desativaram artefatos explosivos encontrados ao redor da Praça dos Três Poderes e encontraram: um relógio com contagem regressiva no corpo de Francisco Wanderley; dois artefatos explosivos no cinto do homem; um artefato explosivo próximo ao corpo; um extintor de incêndio adaptado para explosão próximo ao corpo.
Deixe um comentário