Por Brasil de Fato
Pesquisa do Instituto Climainfo mostra que 97% dos brasileiros apoiam a política de acabar com o desmatamento no Brasil até 2030. O estudo também mostra que prevalece a crença de que a poluição e o desmatamento são as principais causas das mudanças climáticas. Além disso, para 73%, o governo deve priorizar medidas para interromper a mudança do clima.
Os dados fazem parte da pesquisa “Eliminação progressiva dos combustíveis fósseis no Brasil”, lançada nesta quinta-feira (14). Foram entrevistadas 2 mil pessoas, que responderam às perguntas no dia 15 de julho por meio da Plataforma Pollfish. A margem de erro é de 2%.
A maioria dos respondentes (84%) acredita ter experimentado condições meteorológicas estranhas que consideram como prova das mudanças climáticas. Quase a totalidade dos participantes (92%) avalia que as ondas de calor e as inundações vivenciadas nos últimos anos são causadas por mudanças climáticas provocadas pelo homem.

Poluição e desmatamento são apontados pelos brasileiros como principais causas das mudanças climáticas (Foto: Felipe Werneck/Ibama)
Para 72%, as empresas que produzem combustíveis fósseis como petróleo e gás podem ser responsabilizadas por esses eventos climáticos extremos. Percentual semelhante (71%) acredita que é possível parar de queimar combustíveis fósseis até 2050.
Desmatamento: Combustíveis fósseis
O estudo também avaliou a percepção em relação à Petrobras, que é o principal investidor em combustíveis fósseis no Brasil. A grande maioria (93%) reconhece que a empresa é essencial para a economia brasileira, e uma parcela substancial (85%) entende que para manter a liderança no mercado de energia, ela deveria migrar para renováveis antes dos concorrentes.
Para 88%, novos carros, caminhões e ônibus devem ser movidos a energia limpa até 2035 e metade dos participantes (50%) vê a energia solar como prioritária para investimentos governamentais nos próximos cinco anos.
“Inúmeras pesquisas de opinião já mostravam que o brasileiro reconhece que o clima está mudando pela ação humana. O que surpreendeu nesta sondagem é o alto percentual de respondentes que reconhecem que a principal causa das alterações climáticas é a queima dos combustíveis fósseis e o entendimento de que a transição energética pode ser uma oportunidade econômica para o Brasil”, destaca, em nota, Delcio Rodrigues, diretor do Instituto ClimaInfo.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica
Expansão da agropecuária é o principal vetor desse desmatamento
Governo Lula tem melhora na aprovação no mês de abril, de acordo com pesquisa Atlas
Cenário para 2026 mostra vantagem de Lula sobre todos os demais candidatos, com 42,8% de intenção de votos no 1º turno