ouça este conteúdo
|
readme
|
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, teve um mandado de prisão internacional emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) nesta quinta-feira (21). O TPI também expediu mandados para Mohammed Deif, líder do Hamas que Israel diz já ter matado, e para o ex-ministro da Defesa de Israel Yoav Gallant, demitido há duas semanas por Netanyahu.
De acordo com o TPI, há motivos suficientes para acreditar que todos “têm responsabilidade criminal” por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. As condenações também incluem os crimes de “indução à fome como método de guerra”, pelo lado de Israel, e “exterminação de povo”, pelo lado do Hamas.
Pedido da Procuradoria
A medida ocorreu após um pedido da Procuradoria do tribunal feito em maio, o primeiro trâmite da Justiça internacional contra Netanyahu. O procurador do TPI, Karim Khan, também solicitou prisão para:
- Yahya Sinwar, o ex-chefe do Hamas na Faixa de Gaza morto em Gaza por Israel.
- Ismail Haniyeh, chefe político do grupo e que vivia no Catar, morto por Israel no Irã.
Do lado de Israel, segundo Karim Khan, foram cometidos os crimes de indução à fome como método de guerra; sofrimento deliberado na população civil; assassinato de civis; ataques deliberados a civis; exterminação de povo; perseguição e tratamento desumano.
Já lado do Hamas, os crimes, de acordo com a Procuradoria, foram de exterminação de povo; assassinato de civis; sequestrar e fazer civis reféns; tortura; estupro e atos de violência sexual; tratamento cruel e desumano.
Tribunal Penal Internacional

Decisões feitas pelo TPI devem ser cumpridas por todos os 124 países signatários do acordo que criou a Corte. (Foto: Divulgação)
As decisões feitas pelo TPI devem ser cumpridas por todos os 124 países signatários do acordo que criou a Corte. O Brasil é um deles. O tribunal não tem uma força policial que cumpra os mandados de prisão, e depende do comprometimento de cada Estado para prender um condenado que entre em seu território.
Relacionados
Europa instrui cidadãos a terem kit de sobrevivência contra catástrofe climática
Em vídeo no Instagram, comissária europeia mostra itens essenciais em situação de desastre
Hungria decide se retirar do TPI após chegada de Netanyahu ao país
Netanyahu tem um mandado de prisão em aberto expedido pelo TPI por alegações de crimes de guerra na Faixa de Gaza
Estados Unidos dizem que Ucrânia e Rússia aceitam evitar ataques no Mar Negro
Segundo a Casa Branca, os países concordaram em 'garantir a segurança da navegação'