As comissões de Defesa do Consumidor e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vão discutir na próxima quarta-feira (13/09) a suspensão de pacotes de viagens e de passagens aéreas da 123milhas. Objetivo é analisar possíveis implicações para cerca de 150 mil clientes afetados pela empresa e debater a necessidade de aprimorar a legislação de proteção ao consumidor.
A audiência terá como convidados o ministro do Turismo, Celso Sabino, e os sócios da empresa, Ramiro Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec).
Na semana passada, Ramiro Madureira disse à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras que a 123milhas teve que suspender a emissão de passagens aéreas da linha promocional porque os preços das passagens não se comportaram conforme o previsto. “Ao contrário do que prevíamos, o mercado tem se comportado permanentemente como se estivesse em alta temporada”, argumentou.
A companhia suspendeu a venda de passagens e pacotes da linha promocional em 18 de agosto e informou que compensaria os clientes com vouchers. Com a reação negativa de consumidores e autoridades públicas, além de movimentos de antecipação de créditos por parte de bancos e outros financiadores, a empresa decidiu pedir recuperação judicial.
Com o pedido de recuperação judicial, são paralisados os processos movidos pelos consumidores contra a empresa. Ou seja, durante 180 dias, nenhum cliente afetado pode exigir a restituição de valores.
Proposta pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Celso Russomanno (Republicanos-SP), Jorge Braz (Republicanos-RJ) e João Carlos Bacelar (PL-BA), a audiência visa discutir propostas para os clientes afetados e garantir a transparência e a equidade nas relações de consumo, especialmente no setor de transporte aéreo.
“A audiência pode também servir como plataforma de conscientização para os consumidores, informando-os sobre seus direitos e como proceder em casos de cancelamento de passagens”, disse Bacelar.
—
Relacionados
Glauber Braga dorme na Câmara e está há 30 horas sem comer: ‘Estou firme’
Deputado anunciou greve de fome após cassação; Luiza Erundina anunciou adesão ao companheiro de partido
Deputado do PT pede andamento de processo contra Éder Mauro, que o agrediu
Em entrevista ao ICL Notícias, Correia afirmou que há um tratamento desigual entre parlamentares de esquerda e aliados do bolsonarismo
Líderes na Câmara não veem clima para anistia mesmo com pressão sobre Motta
Presidente da Câmara foi criticado em manifestação de apoiadores de Bolsonaro por anistia aos envolvidos no 8 de janeiro