O Estado do Amazonas permece em alerta. O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental informou que todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência devido à estiagem. O comitê foi instituído em 29 de setembro.
De acordo a Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa — 150 mil famílias. Os números são baseados nas informações passadas pelas próprias prefeituras.
Os dados alimentam o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil (S2iD). Os números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos.
De 1º de janeiro até 24 de novembro, 19.426 focos de calor foram registrados no Amazonas. A Região Sul concentra mais da metade deles, com 10.454 registros (53,81%). Já a Região Metropolitana anota 2.809 focos (14,46%).
Segundo o Corpo de Bombeiros, de 12 de julho a 24 de novembro, foram 2.894 focos de incêndios combatidos pela corporação. Destes, 811 foram registrados em Manaus e 2.083 no interior do estado.
Relacionados
Inverno Amazônico transforma seca histórica em enchentes em menos de seis meses
Região Norte do país vem passando por uma mudança climática histórica, sentida com intensidade pelos ribeirinhos
Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre
Rio Branco teve reconhecimento da situação crítica na última terça
Satélites da Starlink avançam na educação no Amazonas e Pará
Governo do Amazonas renova contrato milionário com revendedora da Starlink, apesar de suspeita em acordo anterior