O extremista de direita Javier Milei (La Libertad Avanza), que se autodenomina um anarcocapitalista, assume neste domingo (10) a Presidência da Argentina. Passará a Milei o cargo o até então presidente Alberto Fernandéz, durante cerimônia no Congresso Nacional.
Nas redes sociais, em tom de convocatória, Milei já anuncia há algumas semanas a cerimônia e convida a população a acompanhar a solenidade. Ao publicar uma imagem com o chamamento, Milei pôs a legenda do lema de campanha: “Viva a liberdade, caralho”.
VIVA LA LIBERTAD CARAJO pic.twitter.com/IMKaqf3bz2
— Javier Milei (@JMilei) December 5, 2023
O evento deve contar com ampla presença de extremistas também do Brasil, incluídos aí o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma comitiva bolsonarista com Eduardo Bolsonaro à frente do grupo.
Como será o evento?
Está previsto que Milei encabece a programação, junto com a vice-presidente eleita, Victoria Villaruel. A Constituição argentina estabelece que ambos devem fazer um juramento, conduzido pelo presidente do Senado e diante do Congresso e da Assembleia nacionais. Os políticos devem se comprometer com o desempenho leal e patriota do cargo de presidente da nação argentina.
Atacada várias vezes durante a campanha por Milei, a vice-presidente do Senado, Cristina Kirchner será responsável de presidir o juramento no Parlamento. Depois, também está previsto na Constituição que Milei seja recebido pelo chefe da Casa Militar, o diretor do cerimonial e um ajudante, na Casa do Governo. De lá, o grupo segue até o Salão Branco.
Depois, Alberto Fernandéz entrega a Milei as insígnias presidenciais, que são um bastão de poder e a faixa presidencial. Fernández, então, se despede do presidente eleito e deixa o Salão Branco junto com os ex-ministros.
Finalizado esse ato, Milei é quem conduz o juramento os ministros escolhidos por ele. Não é previsto nenhum discurso do presidente eleito aos parlamentares. Depois da cerimônia no Congresso, Milei se dirige à Casa de Governo num carro conversível pela Avenida de Maio.
A que horas será a solenidade? E como ver?
A cerimônia está marcada para começar às 11h, hora local na Argentina.
O canal oficial no Youtube da Câmara dos Deputados argentina vai transmitir o evento.
Relacionados
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Senado rejeita indicados de Milei à Suprema Corte da Argentina
Essa é a primeira vez desde a redemocratização da Argentina em 1983 que nomes apontados pelo presidente são descartados
PGR pede prisão de Léo Índio, acusado do 8/1 que foi para a Argentina
Léo Índio é primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)