O embaixador e assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, será o representante do Brasil na reunião entre os presidentes da Venezuela e da Guiana, Nicolás Maduro e Irfaan Ali. Na bagagem, Amorim levará uma série de mensagens ao dois chefes de Estado. O encontro será na próxima quinta-feira (14).
No encontro, como revela o site Metrópoles, Celso Amorim deverá alertar que o Brasil não vai defender a Venezuela em caso de “medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação” e adotará posição dura contra o conflito.
Para Guiana, o embaixador Celso Amorim vai afirmar que o governo brasileiro monitora a situação e não acredita em conflito armado na América do Sul na região de Essequibo.
A reunião para discutir o aumento da tensão na região fronteiriça será realizada no arquipélago de São Vicente e Granadinas, que ocupa a presidência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
O presidente Lula, que foi convidado para a reunião, não vai comparecer ao encontro. Segundo a Presidência da República, Lula tem compromissos já agendados anteriormente.
Deixe um comentário