A jornalista Heloísa Vilela afirmou ontem no ICL Notícias 2 que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá escolher o subprocurador-geral Paulo Gonet para ocupar a vaga de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR). A escolha, contudo, deverá desagradar ala mais progressista do Partido dos Trabalhadores (PT). Outro nome cotado é do também subprocurador-geral Antônio Carlos Bigonha.
De acordo com Heloísa, Paulo Gonet tem o aval dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do ministro da Justiça, Flávio Dino. Já Antonio Carlos Bigonha é visto como um procurador discreto e de perfil mais progressista.
“Já existe uma decisão tomada, segundo fonte muito próxima do presidente Lula. Paulo Gonet não é exatamente o nome da turma do PT e que os progressistas gostariam de ver. Gonet tentou ser procurador da República em 2019, chegou a se reunir com Jair Bolsonaro. Só que quem levou Gonet ao ex-presidente foi, nada mais nada menos, que a deputada Bia Kicis”, disse Heloísa.
Paulo Gustavo Gonet Branco atua desde julho de 2021 como o vice-procurador-geral eleitoral, representando o Ministério Público Eleitoral nos processos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nascido no Rio de Janeiro, ele é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e ingressou na carreira do Ministério Público Federal em 1987, como procurador da República. Em 2012, chegou ao cargo de subprocurador-geral.
Já Antonio Carlos Bigonha começou a carreira no Ministério Público Federal, em 1992, como procurador da República. Em 2015, chegou ao cargo de subprocurador-geral da República. Bigonha nasceu em Ubá, Minas Gerais, e se graduou em Direito pela Universidade de Brasília, em 1987.
Veja a íntegra do ICL Notícias 2 aqui.
Relacionados
Aposentado protocola na PGR notícia-crime contra PL da Anistia: ‘É golpe’
Valmir escreveu documento no mesmo dia em que Sóstenes Cavalcanti protocolou projeto na Câmara
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países