ICL Notícias
Economia

Brasil e Chile assinam acordo para exploração de minerais estratégicos

Medida tem como foco a transição energética em ambos os países.
05/08/2024 | 19h48

Os Ministérios de Minas e Energia do Brasil e de Mineração do Chile firmaram nesta segunda-feira (5) uma carta de intenções visando à cooperação na exploração e desenvolvimento de minerais estratégicos, com foco na transição energética em ambos os países.

O documento, assinado pelo ministro Alexandre Silveira e pela ministra chilena Aurora Williams Baussa, busca fomentar políticas que atraiam investimentos estrangeiros no setor de mineração, além de promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos e tecnologias entre os dois países. Também está prevista a “adoção de tecnologias avançadas e práticas de mineração digital”.

A declaração de intenções sugere, além do acordo bilateral, uma possível integração do setor minerário na América do Sul. Atualmente, o Brasil exporta minérios como alumínio, cobre, ferro, grafita e manganês, enquanto importa fosfato, potássio e molibdênio.

Acordo ainda prevê mais transparência, cooperação e qualificação no setor da mineração

O acordo entre os dois países também enfatiza a necessidade de aumentar a transparência no setor de mineração, fortalecer a cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e estabelecer programas de qualificação e treinamento da força de trabalho nos dois países.

Adicionalmente, o acordo propõe a coordenação entre Brasil e Chile em organizações internacionais e regionais para discutir políticas e ações relacionadas aos minerais essenciais para a transição energética.

Para garantir a implementação das medidas acordadas na carta, ambos os ministérios irão nomear um coordenador responsável. Durante a visita do ministro Silveira à capital chilena, Santiago, que acompanha o presidente Lula, foi também assinada uma declaração conjunta com o ministro de Minas e Energia do Chile, Diego Pardow, para a criação de um grupo de trabalho sobre combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Com informações das agências de notícias

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail