A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã da sexta-feira (13), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de compra de votos e lavagem de dinheiro que atua na Baixada Fluminense. Entre os alvos estão o secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis (MDB), e seu tio, atual prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis (MDB).
Também são alvos o prefeito de São João de Meriti, Dr. João, a vereadora Fernanda da Costa, filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, e mais 11 vereadores, além do prefeito eleito de Duque de Caxias, Netinho Reis. A operação, batizada de Têmis, busca cumprir 22 mandados de busca e apreensão em São João do Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e na capital fluminense.

Washington Reis (MDB) é um dos alvos (Foto: Divulgação)
Investigação da PF
De acordo com as investigações da Polícia Federal, o grupo movimentou cifras milionárias para financiar, ilicitamente, campanhas de candidatos a cargos políticos. Em outubro deste ano, um homem foi preso em flagrante em Duque de Caxias, com R$ 1,9 milhão em espécie, sob suspeita de compra de votos.
A PF aponta indícios de que empresas contratadas pelo poder público eram utilizadas para favorecer agentes políticos em suas campanhas. O objetivo era manter a hegemonia dos grupos políticos.
Os crimes investigados incluem organização criminosa, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.
Relacionados
Rio abre oficialmente o calendário como Capital Mundial do Livro
País tem desafios para aumentar número de leitores, que ainda é baixo
Celebrações a São Jorge arrastam multidões em diferentes regiões do Rio
Dia de festa para o santo guerreiro une fiéis católicos e praticantes das religiões de matriz africana
Diretor da Abin de Lula depõe à PF por cinco horas, sob pressão dentro do governo
investigação teve como ponto de partida a revelação de que a Abin ilegalmente desafetos do governo na gestão Bolsonaro