ouça este conteúdo
|
readme
|
Ao discursar durante a posse novo procurado-geral da República, nesta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o papel institucional do Ministério Público Federal (MPF) e fez um apelo para que Paulo Gonet (novo PGR) não ceda a pressões externas ao dever funcional do cargo.
“O Ministério Público é uma instituição grande, que nenhum procurador pode brincar com ela. Um procurador não pode se submeter a um presidente da República, a um presidente da Câmara, a um presidente do Senado, e nem à manchete de um jornal ou canal de televisão”, afirmou Lula.
O presidente também cobrou cuidado na publicação de acusações antes da conclusão das investigações.
“As acusações levianas não fortalecem a democracia e nem as instituições. Muitas vezes, se destrói uma pessoa antes de dar à ela chance de defesa. E quando provada inocência, não há o reconhecimento público. Então, é importante que o Ministério Púbico recupere aquilo que é a razão pelo qual os constituintes o enaltece: garantir a liberdade, a democracia e a verdade. E não permitir que nenhuma denúncia seja pública antes de conhecer a verdade. Eu prezo por isso”, completou Lula.
Na posse de Paulo Gonet à frente da PGR, presidente Lula diz que Ministério Público não pode se submeter a nenhum poder da República ou a manchetes da imprensa pic.twitter.com/8ODJQKsu8q
— ICL Notícias (@ICLNoticias) December 18, 2023
Leia também
Relacionados
AGU recorre de indenização a Michelle e Bolsonaro e defende fala de Lula
Casal pediu indenização por danos morais após fala de Lula, que sugeriu, em 2023, que os dois foram responsáveis por levar móveis do Palácio da Alvorada
Quaest: Lula vence com folga todos os adversários, mesmo com piora na avaliação
Quem chega mais perto é Bolsonaro, que está legalmente impedido de concorrer em 2026
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre