ICL Notícias
Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

PF prende cacique bolsonarista foragido que ameaçou ministro Alexandre de Moraes

Após o ministro Moraes decretar sua prisão, bolsonaristas tentaram invadir a sede da PF em 2022
23/12/2024 | 10h54

A PF prendeu no domingo (22) José Acácio Sererê Xavante, o cacique Sererê Xavante na aduana de Puerto Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina. Ele tinha sido preso pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, em dezembro de 2022 e depois conseguiu um habeas corpus para responder à investigação em liberdade. No entanto, tinha fugido para a Argentina e era um 63 fugitivos naquele país. A audiência de custódia dele será feita nesta segunda-feira.

Sererê Xavante foi para a Argentina em julho de 2024. Preso em 12 de dezembro de 2022, durante protestos ocorridos no dia da diplomação de Lula e Geraldo Alckmin, ele foi solto no dia 9 de setembro. Uma das condições para ficar em liberdade era usar tornozeleira eletrônica. No entanto, ele decidiu fugir do Brasil.

Pastor evangélico e líder indígena, Sererê Xavante participou de protestos em Brasília e lives com ameaças ao STF logo após a eleição de 2022. Após o ministro Alexandre de Moraes decretar sua prisão, bolsonaristas tentaram invadir a sede da PF em Brasília no dia 12 de dezembro de 2022.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail