ouça este conteúdo
|
readme
|
A conta de água no estado do Rio vai aumentar a partir de 2025. O reajuste autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa), órgão do Governo do Estadual, já está valendo desde o primeiro dia de dezembro deste ano.
O menor índice autorizado foi de 9,83%, para os consumidores da Zona Sul da capital, região com maior poder aquisitivo. Esse valor representa mais que o dobro da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,87% nos últimos 12 meses.
O maior percentual, de 14,28%, será pago pelos moradores de municípios da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da cidade, regiões mais periféricas em relação ao grande centro turístico do Rio de Janeiro.
Bairros do Centro e da Zona Norte do Rio, além de outros oito municípios da Baixada Fluminense, terão aumento de 12,77%. Na região da Barra e Jacarepaguá, também na capital, além de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no centro-sul do estado fluminense, o reajuste vai ser de mais 11,49%.
Reajuste na conta de água foi anunciado pelo governador do RJ
O reajuste vem justamente quando diversos bairros do Rio de Janeiro e parte da Região Metropolitana estão sofrendo com a falta d’água. Recentemente, alguns locais ficaram sem abastecimento por mais de 10 dias.
Presidente da Comissão de Saneamento Ambiental na Alerj, o deputado estadual Jari Oliveira (PSB) entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para reverter o aumento. A ação questiona os cálculos utilizados para a concessão do reajuste tarifário.
O reajuste foi anunciado após o governador Cláudio Castro (PL) assinar um termo de conciliação com a concessionária Águas do Rio, no qual prevê aumentos na tarifa para compensar possíveis erros no edital de licitação do serviço.
Em 2021, o serviço da Cedae foi concedido à iniciativa privada por 35 anos. A estatal fluminense foi fatiada em quatro blocos compostos, ao todo, por 35 municípios do Rio de Janeiro. A empresa pública manteve apenas o serviço de produção de água.
Relacionados
Vídeos mostram vacas sendo arrastadas por enchente no RJ
Gravação foi feita no Parque Mambuca, um dos bairros atingidos pelas chuvas em Angra dos Reis (RJ)
Com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis (RJ) decreta emergência
Petrópolis, na região serrana do estado, e municípios da Baixada Fluminense também estão com vários pontos de alagamento
Rodovias em SP e RJ são interrompidas por causa de temporais
Temporais causaram pontos de alagamento, transbordamento de rios e interrupçao em estradas para o litoral