O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou o ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, por falas sexistas sobre mulheres ucranianas. Ele é acusado de discriminação e preconceito de gênero. Em março de 2022, o ex-parlamentar divulgou áudio no WhatsApp em que afirmava que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”.
A denúncia é assinada por promotoras de Justiça do Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância do MP-SP. Segundo o texto, Do Val “preconceituosamente desqualificou” e “inferiorizou” as mulheres da Ucrânia.
“A prática misógina representa inaceitável, gravíssima e odiosa discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”, diz a denúncia.
Após o encaminhamento da denúncia, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que já arquivou uma queixa-crime sobre o caso, vai decidir se aceita ou não as acusações contra Do Val.
Em resposta, Arthur do Val afirmou que a acusação tem “teor político” e que não foi intimado pelo MP-SP. O ex-deputado estadual disse ainda que os advogados não tiveram acesso à denúncia.
ÁUDIOS MISÓGINOS
Os áudios, que foram enviados a integrantes do Movimento Brasil Livre, vazaram em março de 2022, após uma viagem de Do Val à Ucrânia. Na época, ele era deputado estadual pelo Podemos.
A divulgação das mensagens levou à cassação do mandato de Do Val, em maio do ano passado, por quebra de decoro parlamentar.
Deixe um comentário