A previsão do tempo para esta quarta-feira (8) aponta para a possibilidade de intensas precipitações no país, com alertas de temporais se estendendo por grande parte do território nacional. A exceção é a região Sul.
Segundo os meteorologistas, as áreas que se estendem desde o Piauí até o Amapá, e do leste do Mato Grosso até o interior do Espírito Santo devem ser as regiões mais afetadas pelas chuvas. O Distrito Federal também está na rota desses temporais.
Chuvas
As fortes chuvas são resultado da combinação entre uma frente fria estacionada no oceano e a umidade proveniente da Amazônia. Há previsão de chuva em boa parte do país até, pelo menos, sexta-feira (10). Os acumulados podem alcançar até 300 milímetros nas regiões sob influência do corredor de umidade.
O volume de água em um curto período aumenta consideravelmente os riscos de encharcamento do solo, elevação do nível dos rios, deslizamentos de terra e alagamentos.
Previsão do tempo
No Nordeste do país, há previsão de grandes volumes de chuva, com Piauí e Maranhão enfrentando possíveis tempestades. Outros estados da região também devem registrar precipitações de forma localizada.
No Sul, o tempo permanece firme do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, com temperaturas elevadas. Apenas a região de Curitiba, no Paraná, tem previsão de chuva.
As temperaturas elevadas se estendem por todo o país. Manaus deve atingir 31 °C, Campo Grande 33 °C (com previsão de chuva), Brasília 27 °C (com alerta para temporais), Belo Horizonte 28 °C (também em alerta para tempestades), Recife 31 °C (com chuva isolada), e Salvador 34 °C (com possibilidade de chuva, sem risco de precipitações intensas).
Em São Paulo, a máxima prevista é de 27 °C, com um dia caracterizado por tempo abafado e possibilidade de pancadas de chuva típicas de verão durante a tarde.
Deixe um comentário